ITEL apresenta equipamentos tecnológicos de biossegurança

Foi assinado, na manhã desta terça-feira (22), um memorando de entendimento entre o Instituto de Telecomunicações (ITEL) e a empresa AGILITY, com vista a produção em massa de equipamentos de biossegurança movidos a base de tecnologia, projectado pelo ITEL.

O acto que foi presidido pelo Director-Geral do Instituto, Engenheiro André Pedro, mereceu a intervenção do Secretário de Estado para Telecomunicações, Mário Oliveira, do Secretário de Estado para o Ensino Secundário, Gildo Matias e de representantes da empresa AGILITY, contando com a presença de professores do referido Instituto, pessoal administrativo e estudantes.
Segundo fez saber o Director, este é um projecto genuinamente do ITEL, que recebeu a proposta da empresa AGILITY para a assinatura de protocolo, com vista na sua produção em grande escala.

A tecnologia utilizada para a produção dos 2 materiais Made in Angola, nomeadamente um lavatório, denominado OneHands Itel e um túnel de higienização, denominado OneWay-Itel, foram os micro controladores que, serviram para fazer a programação da temporização da saída da água pela torneira; e os sensores de toque para que, na presença da mão, habilite a válvula solenoide no sentido de expelir a água para a lavagem das mãos.

O secretário de estado para as Tecnologias de Informação, Mário Oliveira, considera ser um passo muito importante do ITEL, com a produção destes equipamentos que visam dar resposta às preocupações vivenciadas pelas escolas, nesta fase de confinamento.

Destaca ainda que, esta parceria entre o ensino e a indústria é fundamental. “O ITEL tem desenvolvido, a nível do Fititel, um conjunto de transformações, apresentações onde são exibidas ideias muito interessantes, apresentadas pelos nossos jovens, que podem ter muito impacto para a indústria”, disse.

O secretário de estado para o ensino secundário, Gildo Matias, reconhece que a paralização das aulas pode trazer consequências nefastas aos jovens, e por isso considera ser esta uma iniciativa que responde a um dos principais problemas das escolas, em véspera de reabertura.

Uma vez que as aulas retomarão oficialmente a 05 de Outubro, o Director considera ser esta uma iniciativa oportuna, por que vai resolver os problemas trazidos pela pandemia. “Na verdade, isto está aberto ao público geral. As empresas que tiverem interessadas devem fazer o contacto para que de facto a gente possa produzir em massa e fazer a entrega”, disse.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Partilhar artigo:

Tags:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media