Mário Oliveira destaca esforços de Angola no fortalecimento da indústria espacial nacional e regional

Mário Oliveira destaca esforços de Angola no fortalecimento da indústria espacial nacional e regional
Começou hoje, em Luanda, a terceira edição da conferência New Space Africa, um evento estruturado para fornecer caminhos e estabelecer novas relações com as partes interessadas na indústria espacial e de satélites do continente africano.
 
Falando na sessão de abertura da conferência, o Ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, destacou o papel relevante que Angola tem desempenhado no Comité Consultivo da Organização Internacional de Satélites e o contributo que o país tem conseguido dar para o “fortalecimento e engrandecimento da indústria espacial angolana e não só”.
 
O ministro realçou também o esforço de Angola na defesa da utilização e gestão coordenada do espaço de rádio frequência e das órbitas dos satélites geoestacionários, que são recursos escassos ilimitados, em fóruns  internacionais como a Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-23) da UIT, onde o país tem tido um papel activo nessas matérias.
 
No mesmo sentido, o ministro referiu que o Executivo tem implementado diversas acções para garantir que o país assuma um papel de co-liderança na região e participe de modo relevante no contexto internacional em matéria espacial. 
 
“Angola tem desenvolvido um conjunto de projectos que têm reflexo na integração regional da SADC, sendo que os investimentos em infra-estruturas espaciais, como o satélite de telecomunicações Angosat-2, constitui para os países africanos, a resposta para uma maior conectividade a custos acessíveis, pois o acesso às comunicações fiáveis é factor de desenvolvimento económico e de inclusão social”, disse.
 
Mário Oliveira destacou também que “há mais de um ano, o país tem em órbita o Angosat-2, que é completamente gerido e operado por quadros angolanos, formados nas maiores universidades e instituições de ensino da indústria espacial do mundo, cujos trabalhos têm recebido os mais variadas elogios e premiações internacionais”.
 
No quadro do apoio social, o ministro referiu que o desenvolvimento do Projecto Conecta Angola tem sido uma grande alavanca para o aumento da literacia digital e a aproximação de populações angolanas que vivem em zonas remotas aos órgãos centrais da administração do Estado e o apoio à educação e ensino, estando a beneficiar, neste momento, mais de 20 mil angolanos.
 
A conferência New Space Africa, que vai decorrer até o dia 5 de Abril, deverá contar com 500 delegados de 46 países de quatro continentes, para partilhar actualizações sobre todos os sectores da indústria espacial, apresentando novas oportunidades de negócios, avanços tecnológicos, oportunidades de investimento e outras áreas críticas de desenvolvimento em toda a cadeia de valor da indústria.
 
Fonte: MINTTICS

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media