O ministro das Telecomunicações, Tecnologia de Informação e Comunicação Social (MINTTCS), Mário Oliveira, disse que o seu pelouro está a trabalhar para que o sector económico disponha de serviços de inteligência artificial para maior atracção de investidores estrangeiros.
“Estamos a preparar condições para que a inteligência artificial seja uma realidade na nossa economia. Estamos a desenvolver condições para que a assinatura digital seja uma realidade no nosso país. Estamos a criar condições para que as nossas empresas possam estar seguras no que às TIC diz respeito, porque com elas vamos poder melhor atrair o investimento estrangeiro”, assegurou.
O responsável, que falava na cerimónia de ‘Desenvolvimento de Talentos de TIC da Huawei’ na última semana, em Luanda, afirmou que os empresários só virão investir em Angola se tiverem redes de telecomunicações seguras.
O governante referiu ainda que, para o desenvolvimento do sector das TIC, os jovens têm valências para mudar o quadro.
“Só vem investir para a nossa terra quem, entre outras coisas, tiver redes de telecomunicações seguras. O futuro das telecomunicações está nas mãos da juventude. Por isso mesmo é que estão a ser formados nas áreas de transmissão, redes de inteligência artificial, análise de dados, segurança, 5G, redes de computadores, liderança digital e muitas mais áreas ligadas ao sector das telecomunicações”, garantiu Mário Oliveira.
De acordo com o titular do MINTTICS, no quadro da parceria rubricada com a Huawei, já foram formados 5 mil jovens desde 2022, tendo as duas instituições traçado a meta de formar mais de 10 mil angolanos até 2027.