ONU aprova resolução global sobre uso seguro da IA

ONU aprova resolução global sobre uso seguro da IA

A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, durante o plenário da passada quinta-feira (21), uma resolução global sobre Inteligência Artificial (IA) que estimula a adopção de sistemas de IA seguros, protegidos e confiáveis.

Em nota, a Assembleia Geral da ONU destacou que a deliberação enfatiza “o respeito, a protecção e a promoção dos direitos humanos na concepção, desenvolvimento, implantação e utilização da IA”. A ONU ressaltou, por outro lado, que a resolução reconhece o potencial dos sistemas de IA para acelerar e permitir o progresso.

A ONU afirma ainda que é preciso fechar a lacuna digital entre e dentro dos países para que todos se beneficiem da nova tecnologia. Além disso, o texto ressalta que ninguém deve usar a IA para prejudicar a paz ou reprimir direitos humanos.

A referida resolução, proposta pelos Estados Unidos, teve apoio de mais de 120 países-membros que defendem que a resolução deverá contribuir para o desenvolvimento sustentável a nível global.

Em conversa com jornalistas, a representante permanente dos Estados Unidos na ONU, Linda Thomas-Greenfield, afirmou que a decisão representa a “escolha de governar a inteligência artificial ao invés de deixá-la nos governar”.

A resolução, a primeira das Nações Unidas sobre Inteligência Artificial, centra-se sobretudo em tirar partido da nova tecnologia para alcançar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visam garantir um futuro melhor para toda a humanidade até 2030.

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media