274
Um consórcio de investidores liderado por Elon Musk está a oferecer 97,4 mil milhões de dólares por “todos os activos” da organização sem fins lucrativos que controla a OpenAI, avançou nesta segunda-feira (10) o Wall Street Journal.
A proposta foi enviada à entidade na segunda-feira e, de acordo com a Forbes, se for aceite e um acordo for alcançado, a acção poderá resultar na fusão da xAI de Elon Musk à OpenAI liderada por Sam Altman.
A oferta surge após a OpenAI ter anunciado, em finais de 2024, que se vai transformar parcialmente numa empresa com fins lucrativos, para obter mais capital para desenvolver os seus serviços de inteligência artificial (IA). O anúncio propunha o ano 2025 como o período em que essa mudança seria concretizada, mas garantia que o projecto continuaria a prosseguir a sua missão social e a operar de forma sustentável.
Com este movimento de Elon Musk e o seu grupo de investidores, os planos da OpenAI podem enfrentar novos desafios, sobretudo considerando que Elon Musk é um dos principais críticos dessa intenção. Esses desafios, aliás, já foram considerados pelo advogado que representa o consórcio liderado por Elon Musk, Marc Toberoff.
“Se Sam Altman e o actual Conselho de Administração da OpenAI , Inc. pretendem tornar-se uma corporação totalmente com fins lucrativos, é vital que a instituição de caridade seja compensada de forma justa pelo que a sua liderança está a tirar dela: controlo sobre a tecnologia mais transformadora do nosso tempo”, disse o advogado, citado pelo The Guardian.
Sam Altman propõe comprar o X
Por via do X, rede detida por Elon Musk, o líder da OpenAI já respondeu à proposta negando-a. Entretanto, aproveitou o momento para propôr a Elon Musk a compra do X pela OpenAI.
“Não, obrigado, mas compraremos o Twitter por US$ 9,74 mil milhões se você quiser”, provocou.
no thank you but we will buy twitter for $9.74 billion if you want
— Sam Altman (@sama) February 10, 2025
Elon Musk é co-fundador da OpenAI, assim como Sam Altman, ambos criaram o projecto em 2015 como uma organização sem fins lucrativos, mas o primeiro deixou a OpenAI antes que o projecto se tornasse bastante conhecido.
Na sequência da ascensão da OpenAI, com o lançamento do ChatGPT em 2022, Elon Musk criou uma startup de IA concorrente chamada xAI que anunciou um novo chatbot ao mercado, o Grok, isto em 2023.
Segundo a xAI, o Grok foi projectado para responder a quase tudo e também sugerir ao utilizador que perguntas fazer, podendo ainda adoptar uma linguagem menos formal e mais engraçada nas suas respostas ou perguntas, com vista a tornar a interacção homem e máquina mais natural possível.