OpenAI disponibiliza o seu maior e melhor modelo de IA

OpenAI disponibiliza o seu maior e melhor modelo de IA
A OpenAI disponibilizou nesta quinta-feira (27) o seu “maior e melhor” modelo de inteligência artificial (IA), o GPT-4.5, que, segundo a startup, representa um passo à frente na ampliação do pré-treinamento e do pós-treinamento.
 
De acordo com a OpenAI, o GPT‑4.5 é um exemplo de escalonamento de aprendizagem não supervisionada por meio do escalonamento de computação e dados, juntamente com inovações de arquitectura e optimização.
 
“É um tipo diferente de inteligência e há uma magia nela que eu nunca senti antes. Estou muito animado para que as pessoas experimentem! (…) É o primeiro modelo que, para mim, parece que estou a falar com uma pessoa atenciosa. Já passei por vários momentos em que me sentei na cadeira e fiquei surpreso ao receber conselhos realmente bons de uma IA”, escreveu o CEO da OpenAI, Sam Altman, no X.
 

O novo modelo foi treinado em supercomputadores de IA do Microsoft Azure e o resultado “é um modelo que tem conhecimento mais amplo e uma compreensão mais profunda do mundo, levando a alucinações reduzidas e mais confiabilidade numa ampla gama de tópicos”, sublinha a OpenAI.

“Os primeiros testes mostram que interagir com o GPT‑4.5 parece mais natural. A sua base de conhecimento mais ampla, capacidade aprimorada de seguir a intenção do utilizador e maior “EQ” o tornam útil para tarefas como melhorar a escrita, a programação e a resolução de problemas práticos. Também esperamos que ele alucine menos”, pode ler-se no comunicado.
 
Níveis de conhecimento sobre o mundo e alucinações
 
Dados da OpenAI indicam que o conhecimento do GPT‑4.5 sobre o mundo alcança uma taxa de 62,5%, enquanto os modelos anteriores apresentam níveis muito inferiores. Por exemplo, o GPT-4o, o penúltimo modelo da startup, tem uma taxa de 38,2%, o OpenAI o1 (47%) e o OpenAI o3-mini (15%).
 
O seu nível de alucinação é também o mais inferior entre os modelos da OpenAI. O GPT-4.5 surge com a taxa de alucinação de 37.1%, enquanto o GPT-4o apresenta uma taxa de 61.8%, o OpenAI o1 (44%) e o OpenAI o3-mini (80.3%).
 
Níveis de avaliação do modelo
 
As pontuações de avaliação do novo modelo também estão muito além dos modelos anteriores. Tem uma pontuação máxima de 71,4% em Ciência, enquanto os modelos GPT-4o e OpenAI o3‑mini apresentam pontuações de 53,6% e 79,7%, respectivamente, para a mesma área.
 
Em Matemática, a sua pontuação máxima foi 36,7%, acima dos 9,3% e 87,3% obtidos pelos modelos GPT-4o e OpenAI o3‑mini, respectivamente. Já em Codificação, o novo modelo alcançou uma pontuação máxima de 32,6%, superando os modelos GPT-4o e OpenAI o3‑mini que obtiveram, respectivamente, pontuações de 23,3% e 10,8%.
 
O GPT-4.5 está disponível para utilizadores Pro e desenvolvedores em todo o mundo. Espera-se que o acesso ao modelo seja expandido para mais utilizadores nas próximas semanas.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media