50
O primeiro-ministro português anunciou para o próximo ano o lançamento de um “grande modelo de linguagem” em português, um passo que considerou ser crítico para o ensino, administração pública e empresas.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (11) na abertura da Web Summit Lisboa 2024, onde participam também sete startups angolanas. Segundo Luís Montenegro, o grande modelo de linguagem será lançado no primeiro trimestre de 2025.
Entre os principais objectivos desta iniciativa está, segundo o chefe de governo, a necessidade da preservação da língua portuguesa e a utilização da cultura portuguesa na inovação tecnológica em plena era de expansão da inteligência artificial.
“Estou a falar português para vos poder dizer aqui e agora, em primeira mão, que no primeiro trimestre de 2025 vamos lançar um LLM português – Large Language Model – para inovarmos em português, preservando o nosso idioma e utilizando a nossa cultura ao serviço da inovação”, anunciou.
Intervenção do Primeiro-Ministro na Cerimónia de abertura da Websummit https://t.co/TrbMKdEvgS
— República Portuguesa (@govpt) November 11, 2024
Luís Montenegro referiu que tal modelo, no contexto da educação, permitiria fornecer respostas inclusivas, “dando a cada aluno um tutor educativo de inteligência artificial adaptado aos nossos currículos para o ajudar a compreender o mundo”.
Ao nível da administração pública, disse, permitirá dar a cada cidadão o acesso aos serviços de forma mais simples, mais directa e personalizada, para responder às suas necessidades, enquanto que, no contexto empresarial, permitirá às empresas projectarem os seus serviços também em português.
A Web Summit Lisboa 2024, que se realiza de 11 a 14 de Novembro, conta com um número recorde de participantes, 71.528 ao todo, provenientes de 153 países, de acordo com dados da organização. Há ainda 3.050 empresas a expor, sete delas angolanas, 1.066 investidores e 953 oradores.