Pesquisadores chineses testam Internet quântica com sucesso

Pesquisadores chineses testam Internet quântica com sucesso

Pesquisadores da Universidade de Ciência e Tecnologia da China e do Instituto Jinan de Tecnologia Quântica, testaram na sexta-feira (19), um novo projecto que conseguiu conectar dois sistemas de memória quântica que estavam a mais de 12 quilómetros de distância um do outro.

A pesquisa foi uma evolução de um estudo anterior que conectou memórias quânticas distantes por meio de um cabo. De acordo com os pesquisadores, o sucesso do projecto actual pode ser um passo importante para a criação de uma “internet quântica”, uma vez que o seu potencial gigantesco, e ainda pouco explorado, atrai a atenção dos cientistas.

O conceito de uma internet quântica é semelhante ao da internet usada no dia a dia: um sistema que pode conectar dispositivos que estão distantes uns dos outros em uma mesma rede. No entanto, no mundo quântico, o objectivo é ligar computadores quânticos, para aumentar ainda mais a capacidade desses dispositivos. Em 2020, foi demonstrado o entrelaçamento de duas memórias quânticas através de um link de fibra de 50 km.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media