A Starlink, constelação de satélites de baixa órbita pertencente à SpaceX, atingiu um pico de velocidade de download de 17 Mbps em uma conexão directa de Internet com um smartphone Android não modificado da Samsung.
A informação divulgada pelo CEO da SpaceX, Elon Musk, em publicação no X, mostra uma velocidade máxima de download de 17 Mbps e uma latência de 1.181 ms. A captura de tela também revelou o número de série do dispositivo, que pertence a um Galaxy S21 Ultra. O aparelho não dispõe de componentes de hardware dedicados para estabelecer conexão com satélites.
O comunicado de Musk rapidamente chamou atenção na rede social. Um usuário do X, por exemplo, perguntou ao CEO se as redes fixas de banda larga deveriam se preocupar com o feito. Em resposta, o dono da SpaceX negou: “Não, porque esta é a velocidade de pico actual por feixe e os feixes são grandes. Portanto, este sistema só é eficaz onde não existe serviço celular”.
Musk também apontou que o serviço testado será prestado em parceria com operadoras tradicionais. A SpaceX, por exemplo, tem parceria anunciada com uma das maiores operadoras dos Estados Unidos, a T-Mobile.
O comunicado de Musk foi publicado um mês depois da empresa espacial revelar que conseguiu enviar a primeira mensagem, no formato SMS, via satélites da Starlink. O feito foi possível graças a uma tecnologia presente nos novos equipamentos que orbitam a Terra: o D2C, ou a conexão directa entre satélites e smartphone LTE, também em parceria com a T-Mobile.