Projecto Conecta Angola chega à província da Lunda Norte

ANGOTIC: Conecta Angola chega a mais 7 localidades do país

A comuna do Canzar, localizada no município de Cambulo, província da Lunda Norte, conta a partir desta segunda-feira (9) com conexão de Internet fornecida por via do satélite Angosat-2, em resultado da implantação do serviço Conecta Angola que é uma iniciativa do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN), projectada para fornecer comunicações gratuitas em zonas remotas e carenciadas do país.

O município do Canzar torna-se assim na segunda localidade do país a beneficiar deste serviço de telecomunicações, quatro meses depois do Conecta Angola chegar à comuna do Belo Horizonte, situada na província do Bié.

Para o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comuicação Social, Mário Oliveira, a expansão dos serviços de telecomunicações às zonas recônditas do país demonstra o empenho e o interesse do Executivo na digitalização e modernização administrativa do país, facilitando a operacionalização dos processos administrativos e inclusão digital. O ministro assegurou que o serviço Conecta Angola chegará a todas as províncias do país, com destaque para a região Leste e Sudeste.

“O surgimento do Conecta Angola é uma das provas mais evidentes que o Angosat-2 está ao serviço da nação angolana e das empresas que operam em Angola. No momento, há um conjunto de operadores nacionais que já prestam serviços de comunicações às comunidades e não só, por via do satélite angolano, que está a funcionar com toda normalidade como qualquer satélite que opera no mundo”, disse Mário Oliveira.

new_cognito

O dirigente apelou às autoridades locais a criarem, com o apoio da população, mecanismos de segurança para proteger a respectiva infra-estrutura das constantes vandalizações que o país tem vindo a registar nos últimos tempos, para que desta forma a população possa ter acesso às comunicações de forma regular e permanente.

Com o objectivo de levar gratuitamente acesso à Internet nas áreas remotas, carentes e com limitações, o serviço Conecta Angola serve também para ajudar a reduzir a exclusão digital, promover o desenvolvimento socioeconómico e melhorar a qualidade de vida das populações nessas regiões. Garante ainda que todas as comunidades, independentemente da sua localização geográfica, tenham acesso à Internet e possam beneficiar-se das vantagens oferecidas pela conectividade digital angolana.

O Conecta Angola foi desenvolvido a partir de uma solução de comunicações por satélite através de uma rede de comunicações rurais de baixo custo e é gerido pelo Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional.

 

new_cognito

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media