Um grupo de programadores angolanos criou um aplicativo de gestão de riscos que promete dar aos segurados e às seguradoras do mercado a possibilidade de realizarem várias operações pela internet. Segundo avança o Jornal Expansão, o aplicativo, denominado I4B (abreviação para Inteligência Empresarial, em inglês), permitirá aos segurados aceder à apólice, consultar o histórico, editar beneficiários, realizar o pagamento do seguro, solicitar o cancelamento e até comunicar um sinistro para a realização do atendimento.
Massala Edgar, consultor da equipa de programadores da I4B, citado pelo semanário, explica que o sistema ajudará as empresas a entender onde ganham ou perdem dinheiro, apresentando também a rentabilidade de cada apólice, produto ou carteira. O consultor ressalta que os clientes e os potenciais utilizadores terão acesso a uma série de funcionalidades, para fazer toda gestão do plano, desde a pesquisa, passando pela adjudicação/emissão da apólice, pagamentos, sinistros e renovações.
“No negócio de seguros, como em qualquer outro sector da economia, há uma busca contínua por soluções para reduzir os custos das actividades e melhorar a eficiência dos processos de negócios. Portanto, o sistema garante um espaço único de informação, visto que as companhias de seguros geralmente são estruturas de holding complexas com um único centro administrativo e um grande número de divisões, então o aplicativo garante a escalabilidade, ou seja, traz custos aceitáveis de modernização”, acrescenta o consultor.
Massala Edgar enfatiza que “o ERP I4B contempla de forma detalhada as informações de controlo das apólices e sinistros, a entidade seguradora e a data de início do seguro. Assim garantimos, através deste controlo, que se evitem possíveis perdas financeiras e prejuízos oriundos de problemas legais”.
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