Sector de mobile money em Moçambique cresceu 10,5% em 3 meses

Prestadores de serviços de pagamento dispõem agora de uma associação para melhor defender os seus interesses

O sector de mobile money em Moçambique registou um aumento significativo de 10,5% de Outubro a Dezembro de 2023, com o número de agentes de Instituições de Moeda Electrónica (IME) aumentando para quase 225 mil e uma cobertura de todos os 154 distritos do país.

De acordo com o relatório estatístico do Banco de Moçambique (BdM), em Setembro passado, havia 203,2 mil agentes de IME, número que cresceu para 224,7 mil até o final de Dezembro. O relatório também destaca que todos os distritos do país agora têm agentes do sector de mobile money, sendo que a cidade de Maputo possui o maior número, com mais de 33 mil agentes.

O relatório refere ainda que em 2023, as instituições de IME atingiram o recorde de transferências, realizando mais de 400 milhões de operações. O número de contas nas IME também aumentou significativamente o sector de mobile money, passando de 11,4 milhões em 2021, para 11,9 milhões em 2022 e atingindo 16,5 milhões em 2023.

O governo, na proposta orçamental para 2024, planeia continuar as reformas do sector de política fiscal para aumentar a arrecadação de receitas, incluindo a tributação das comissões dos agentes e instituições de moeda electrónica.

GIF Animado NCR
new_cognito

Moçambique tem actualmente três instituições de moeda electrónica pertencentes ao sector de telecomunicações móveis. Trata-se da carteira móvel mKesh, propriedade do operador estatal Tmcel, que foi a primeira a ser criada em 2012, seguida da M-Pesa da Vodacom em 2013 e da e-Mola da Movitel no ano seguinte.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media