Crescem as reclamações pelos serviços de mobile money

BNA conclui implementação do Sistema de Pagamento em Tempo Real
Durante o primeiro trimestre de 2024, o Sistema Financeiro Angolano (SFA) recebeu um total de 16 548 reclamações, numa média de 5 516 processos por mês, o que correspondeu a aumentos de 105,97% face ao trimestre anterior, que registou um total de 8 034 processos e de 146,29% quando comparado com o período homólogo de 2023, que contou com 6 719 reclamações, revela o relatório do Banco Nacional de Angola.
 
Temas como mobile banking (devido às dificuldades de acesso aos aplicativos), caixas automáticos (por não disponibilização de numerário), internet banking (por demora na instrução dos processos e na entrega das credenciais de acesso, por dificuldades de acesso às aplicações para a realização de operações e por alegações de fraudes), transferências (por não execução ou morosidade das operações) e prestação de serviços (por demora no atendimento e por atendimento abaixo dos padrões expectáveis), estiveram entre os mais reclamados.
 
Durante o período em análise foram registados, ao nível das instituições financeiras não bancárias, uma média de 12,88 reclamações por cada 50 mil clientes.  A categoria é liderada pela Afrimoney com 8.453 reclamações relacionadas com mobile banking, seguida pela Unitel Money, com 532 reclamações relacionadas à prestação de serviços. A PayPay surge na terceira posição com 110 reclamações relacionadas a prestação de serviços e transferências.
 
Segundo o documento, o aumento do volume de reclamações face ao período homólogo está relacionado com a entrada em funcionamento de uma nova Sociedade Prestadora de Serviços de Pagamento, a Africell Mobile Money, com uma carteira superior a 8,5 milhões de contas registadas, bem como com o aumento da conscientização dos clientes sobre a defesa dos seus direitos e interesses.
 
Instituições financeiras bancárias sistémicas
 
Ao nível das instituições financeiras bancárias sistémicas foi registada uma média de 47,3 reclamações por cada 100 mil clientes. A liderar o ranking está o BFA com 2.205 reclamações relacionadas a cartões de débito, caixas automáticos/TPA e contas ordenado. A seguir está o BAI com 1.565 relacionadas a contas de depósito à ordem, cartões pré-pagos e operações com o estrangeiro, que é por sua vez seguido pelo Standard Bank com 1.176 relacionadas ao internet banking, contas de depósito à ordem e cartões de débito.
 
A quarta e quinta posição deste ranking é preenchida pelos banco BIC, com 692 reclamações relacionadas a caixas automáticos/TPA, contas de depósito à ordem, descobertos bancários, e BPC com 557 reclamações relacionadas a caixas automáticos/TPA, contas de depósito à ordem e crédito ao consumo.

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