SIC detém grupo suspeito de clonagem de cartões multicaixa

SIC detém quatros

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) apresentou na última semana, em Luanda, quatro cidadãos nacionais acusados de fazerem parte de uma quadrilha dedicada a clonagem de cartões multicaixa.

Segundo o porta-voz do SIC, Manuel Halaiwa, citado pelo Jornal de Angola, as detenções ocorreram após uma participação criminal feita por uma cidadã portuguesa, que alegava estar a registar movimentos estranhos na sua conta bancária, incluindo pagamentos, transferências e levantamentos via multicaixa, que resultaram na perda de mais de dois milhões de kwanzas.

Feita a participação, continua o porta-voz, o SIC desencadeou uma acção operativa que culminou com a detenção, em flagrante, do chefe da quadrilha, quando este se encontrava numa dependência para o levantamento de dinheiro no balcão, depois de várias tentativas nos terminais de pagamento automático (TPA e ATM), no momento em que a conta já se encontrava cativa. “Na sequência, foram detidos mais três integrantes do grupo”. 

Os detidos haviam clonado vários outros cartões, com destaque ao de uma empresa, com pretensão de retirar da conta bancária 14 milhões de kwanzas. Em posse dos suspeitos, foram encontrados quatro cartões de multicaixa de bancos diferentes, mas com informações de outros bancos, como o do Banco Sol que, na verdade, contém informações do BFA. Manuel Halaiwa realçou que, dos cartões apreendidos, três pertencem a cidadãos portugueses. 

O porta-voz do Serviço de Investigação Criminal garantiu que o SIC vai continuar com as investigações no sentido de deter os outros elementos do grupo, já identificados, para serem presentes ao Ministério Público para a devida responsabilização criminal. Manuel Halaiwa apela aos cidadãos que redobrem os cuidados no uso dos cartões de débito, sobretudo nos TPAs.

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media