O Serviço de Investigação Criminal (SIC) deteve na passada sexta-feira (8) três cidadãos de nacionalidade chinesa, na localidade de Botomona, município de Icolo e Bengo, por fortes indícios da prática dos crimes de branqueamento de capitais, furto de energia eléctrica, exercício ilícito de actividade económica e associação criminosa.
Em um comunicado dirigido à nossa redacção, o SIC refere que os indivíduos, com idades compreendidas entres os 30 e 34 anos, foram detidos em flagrante no interior de um estaleiro de uma empresa. Entre os detidos estão dois engenheiros informáticos e um tradutor.
Créditos: SIC
O SIC apurou que os três indivíduos aproveitaram-se da actividade de uma empresa de prestação de serviços, dedicada a montagem de torres de Alta Tensão, para de forma oculta realizarem actividade de mineração de criptomoedas.
Para o efeito, instalaram três postes de transformação de energia eléctrica (PTs), ligados a uma rede pública de distribuição aos consumidores daquela localidade e, com meios próprios, procediam ao manuseio destes materiais, interligados em dois pavilhões, com alto consumo de energia eléctrica, onde efectuavam instalações do sistema de refrigeração dos milhares de processadores de mineração de criptomoedas, explica o SIC.
O Serviço de Investigação Criminal salienta ainda que, durante a operação, foram apreendidos todos os materiais utilizados nesta actividade, tendo garantido que os cidadãos detidos seriam presentes ao Ministério Público e, na sequência, ao Juiz de Garantias para posteriores trâmites processuais.
Recorde-se que a Assembleia Nacional aprovou, por unanimidade, na última semana, a proposta de lei que proíbe a mineração de criptomoedas e outros activos virtuais no país. O órgão legislativo argumenta que a medida pretende delimitar a circulação de moedas virtuais não emitidas por bancos centrais, cujas transacções ocorram entre os agentes económicos em território nacional, bem como proibir as actividades de mineração de criptomoedas ou outros criptoactivos sem curso legal e serviços profissionais a elas associadas