Proveniente da província da Huíla, a startup INOKU, que actua no sector do agronegócio, foi a grande vencedora da segunda edição da Angola Startup Summit. A distinção é parte dos prémios gerais atribuídos pela organização da cimeira aos participantes, mas diferencia-se das outras condecorações por ser o maior prémio do evento. Como maior vencedor da 2ª Edição da Angola Startup Summit, a INOKU vai participar na Web Summit 2023, em Portugal, sob o patrocínio da KPMG.
Além desta distinção, a startup que conta com dois anos de existência também foi a grande vencedora do desafio proposto pelo Banco de Comércio e Indústria, o BCI Challenge, com a sua solução tecnológica de agronegócio denominada Sistema Integrado Agrário (SIA).
Como parte do BCI Challenge, a INOKU recebeu do banco 10 milhões de kwanzas e a garantia de acompanhamento do projecto SIA até à sua maturação. A startup vai beneficiar também de planos de negócios que serão oferecidos pela Deloitte a todos os vencedores desta edição e de consultoria jurídica, contabilística e de gestão sob o patrocínio da PwC.
A Angola Startup Summit é uma iniciativa do Ministério da Economia e Planeamento (MEP) que visa fomentar o surgimento de novas startups e manter as existentes, por meio da troca de experiências, realização de negócios e cooperação com instituições como universidades, potenciais investidores, aceleradoras e incubadoras. Nesta edição participaram 165 startups provenientes das províncias da Huíla, Cabinda, Cuanza Norte, Cuanza Sul, Lunda Norte, Cunene, Luanda, Malanje e Zaire, e duas startups de jovens angolanos provenientes de Portugal.