O TikTok anunciou nesta quarta-feira (21) o seu primeiro conselho consultivo de segurança da África Subsaariana, uma iniciativa que se enquadra no movimento Safer Together, cujo objectivo é aumentar a segurança do usuário.
Durante um seminário realizado em Nairobi, Quénia, o TikTok anunciou a colaboração com fazedores de políticas regionais, académicos, ONGs e líderes comunitários, tendo referido que a criação deste conselho consultivo marca um grande impulso para a criação de um ambiente online seguro e acolhedor para usuários em todo o continente.
O conselho é composto pelos seguintes especialistas: Guy Berger, da Universidade de Rhodes (África do Sul), Dennis Coffie, criador de conteúdo (Gana), Peter Cunliffe-Jones, pesquisador visitante da Universidade de Westminster (Reino Unido), Aisha Dabo, cofundadora e coordenadora da AfricTivistes (Senegal), Lillian Kariuki, fundadora e directora executiva da Watoto Watch Network (Quénia), Akinola Olojo, especialista em prevenção e combate ao extremismo violento (Nigéria), Medhane Tadesse, académico de políticas sobre paz e segurança (Etiópia) e Berhan Taye, pesquisador independente (Etiópia).
De acordo com o TikTok, esse conselho desempenha um papel crucial na definição das suas políticas, recursos de produtos e processos de segurança, garantindo que a plataforma permaneça responsiva aos desafios em evolução.
O responsável global de segurança do TikTok, Valiant Richey, garantiu que o recém-lançado conselho consultivo de segurança da África Subsaariana promoverá workshops com especialistas locais no sentido de garantir o desenvolvimento de políticas prospectivas e tratamento das preocupações regionais de segurança.
“As vossas contribuições ajudarão o TikTok a gerir problemas actuais e antecipar desafios futuros, reforçando o compromisso da plataforma com a segurança do usuário e promovendo um ambiente online positivo”, afirmou.
A iniciativa da Safer Together incluirá workshops, divulgação nas redes sociais e parcerias com as principais partes interessadas para aumentar a consciencialização da importância de seguir os padrões da comunidade do TikTok.