Os dados constam do mais recente relatório da Atlas VPN, segundo o qual os utilizadores regulares gastaram até 23 horas e 28 minutos por mês navegando pelo TikTok em 2022, o que representa um aumento de 3 horas e 51 minutos em comparação ao ano 2021. Com estes números a plataforma suplanta o concorrente YouTube, que em 2022 registou um volume mensal de 23 horas e 9 minutos, menos 32 minutos em relação ao ano anterior.
Os dados presentes no relatório analisaram as tendências mensais de utilização de redes sociais em todo o mundo, considerando os utilizadores de dispositivos Android com idades compreendidas entre os 16 e os 64 anos.
Esta é a primeira vez que a plataforma detida pela ByteDance ultrapassa o YouTube em relação ao tempo gasto pelos utilizadores nas redes sociais. Conforme o relatório, “este aumento na popularidade do TikTok é uma prova do formato exclusivo e envolvente do aplicativo, que chamou a atenção de milhões de utilizadores em todo o mundo”.
O Facebook é a terceira plataforma, a seguir ao YouTube, onde as pessoas passaram mais tempo. O relatório revela que os utilizadores regulares gastaram em média 19 horas e 43 minutos por mês na plataforma, mais 8 minutos a mais do que em 2021.
Em quarto lugar está o WhatsApp, aplicativo no qual os utilizadores regulares gastaram em média 17 horas e 20 minutos, menos 1 hora e 15 minutos em comparação ao ano anterior.
O Instagram completa o top 5 com 12 horas de utilização média mensal em 2022, representando um aumento de 46 minutos em comparação ao ano 2021.
Outras redes sociais em que as pessoas passaram tempo considerável incluem o Line (10h 59 minutos), o Twitter (5h 28 minutos), o Telegram (3h 57 minutos), Snapchat (3h 10 minutos) e Messenger (3h 7 minutos).