Sediada na província da Huíla, a Versati! é uma startup de comércio electrónico criada e impulsionada pelos ventos da Covid-19 em finais de 2020. A plataforma oferece uma vasta gama de produtos e tem como aposta a concentração destes num único espaço como forma de combater a dispersão de produtos e fornecedores nacionais e internacionais.
Ao Portal de T.I, o director executivo da startup, Balctor de Mendonça, referiu que o projecto surge como uma resposta à saída da OLX do mercado nacional, facto que, segundo o responsável, abriu um vazio no sector do comércio electrónico no país e fez surgir várias iniciativas para preenchê-lo. Contudo, destaca, “esses grupos continuam a cometer os mesmos erros”, algo que a Versati! pretende evitar.
“O sector de comércio, em especial do comércio electrónico, é ainda uma área por explorar. Desde a saída da OLX de Angola, vários grupos se propuseram em preencher esse vazio, contudo esses grupos continuam a cometer os mesmos erros: as plataformas estão configuradas contra a concentração de produtos e fornecedores,” declara.
Neste sentido, a Versati! apresenta uma abordagem que considera ser mais aberta, não especializada em categorias exclusivas de produtos, pois, como realça Balctor de Mendonça “apesar de eficiente, a especialização é o primeiro passo para limitar uma actividade que pode ser enorme”.
“A Versati propõe-se a solucionar o problema de dispersão de produtores e fornecedores pelo país, e se possível do mundo, assim como oferecer as pessoas a possibilidade de procurar pelos vários produtos que os interessem num só lugar, e deixar de lado a especialização, que impera entre as maiores empresas do sector,” acrescenta.
A nível do mercado, a startup pretende tornar-se na melhor plataforma de e-commerce no Sul do país, criar um stock próprio de produtos variados e reunir o maior número de produtores angolanos no seu leque de parcerias. Entretanto, alguns dos principais desafios citados pelo director executivo para a atingir estas metas centram-se nos “problemas apresentados pelos bancos em termos de financiamento e na falta de regulação adequada para evitar as práticas que diminuem nas pessoas a confiança de fazer compras online“.
Considerando as dificuldades apontadas, o director executivo da Versati! faz um apelo:
“Aos possíveis investidores e pessoas interessadas em conhecer mais o projecto, gostaríamos de endereçar a nossa disponibilidade em demonstrar como a ideia é viável e capaz de iniciar uma nova era no mercado digital angolano. A nossa equipa está disponível para qualquer contacto e pronta para estudar opções e sugestões, bem como aceitar financiamentos para o pronto desenvolvimento da Versati!. Estamos também abertos a parcerias com empresas já existentes, dentro ou fora do sector, desde que nos ajudem a acrescentar valor ao nosso mercado,” expressou.
Fundada em 2020 por Balctor de Mendonça e Evander Augusto, a startup Versati! é a 5ª seleccionada da nossa campanha para a promoção de projectos inovadores voltados ao sector tecnológico. Mais informações sobre este projecto podem ser obtidas pelos seguintes canais:
Email: contacto@versati.ao
Telemóvel: +244 930 256 325 e +244 926 969 466
Facebook: Versati
Website: Versati