120
A multinacional de telecomunicações Angola Cables é agora o 24º o maior operador global de interconexões de Internet, segundo o ranking da Associação Cooperativa para Análise de Dados da Internet (CAIDA, na sigla inglesa), organização que conduz pesquisas de rede e cria infra-estrutura de investigação para dar suporte à recolha, curadoria e distribuição de dados em larga escala para a comunidade de pesquisa científica.
De acordo com a Angola Cables, este feito posiciona o país como um crescente hub de conectividade estratégico para a economia de dados, interligando continentes como África, Europa, América e Ásia.
A multinacional refere que a sua posição no ranking reflecte, por um lado, o alcance e a eficiência da rede global da empresa, tanto em termos de clientes directos quanto indirectos, analisados a partir dos BGP paths. Por outro lado, “confirma a Angola Cables como a principal operadora africana de trânsito”, que mais propaga outros Números de Sistemas Autónomos (ASN) na Internet, directa ou indirectamente.
“Essa conquista é resultado de uma política de peering sólida, estratégias avançadas de roteamento BGP e uma rede IP altamente conectada, que melhora significativamente a latência e a conectividade, oferecendo aos clientes melhor performance, maior visibilidade dos seus prefixos/ASN na Internet e alta disponibilidade no roteamento global”, lê-se no comunicado.
Entre os serviços impactados por esta melhoria na conectividade global estão o IP Transit, IP Gamer, IP Exchange, IP Cache e DIA, que agora oferecem ainda mais performance e confiabilidade aos seus clientes, em especial às empresas angolanas, aponta a multinacional.