De acordo com o Speedtest Global index da Ookla, empresa norte-americana que se dedica a analisar a conectividade dos países, Angola desceu 28 posições no ranking global de velocidade de Internet móvel em um ano, saindo da 97ª posição em Junho de 2022 para a 125ª posição no mesmo mês deste ano.
Conforme o índice, a velocidade de download móvel em Angola caiu de 18,46 Mbps para 13,38 Mbps. No que diz respeito à velocidade de upload, o relatório indica uma ligeira descida de 2 pontos, passando de 9,29 Mbps para 7,64 Mbps.
Relativamente ao índice global de velocidade média de banda larga fixa, Angola desceu 9 posições, saindo da 137ª para 146ª posição no período em análise.
Segundo o relatório, neste ranking o país teve uma descida de apenas 1 ponto tanto na velocidade média de download como na velocidade de upload, caindo de 12,81 Mbps para 11,63 Mbps e de 3,92 Mbps para 4,53 Mbps, respectivamente.
Com relação aos outros países de África, o relatório aponta a África do Sul, o Marrocos e o Uganda como os países do continente que possuem a melhor velocidade de Internet, ocupando respectivamente a 52ª, 63ª e a 64ª posição no ranking global do Índice de Velocidade de Internet da Ookla.
O Global Speedtest Index da Ookla classifica mensalmente a velocidade de Internet móvel e de banda larga fixa de diversos países do mundo. Os dados são recolhidos a partir de testes realizados em empresas e entidades particulares que usam o Speedtest para verificar o desempenho da sua Internet.