142
O Banco Nacional de Angola (BNA) e o Banco Central da Nigéria (CBN) rubricaram, na última semana, um memorando de entendimento para o intercâmbio de informações, experiências e boas práticas em matérias de inovação tecnológica e segurança cibernética, informou o BNA.
Além do acordo relacionado com o sector da tecnologia de informação e comunicação, os dois bancos centrais também vão cooperar em matérias de regulação e supervisão bancária, estabilidade financeira, sistemas de pagamento, bem como boas práticas no domínio da prevenção e do combate ao branqueamento de capitais e do financiamento ao terrorismo.
“À margem das reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, o governador do BNA, Manuel Tiago Dias, e o governador do Banco Central da Nigéria, Olayemi Cardoso, assinaram um memorando de entendimento que estabelece as bases gerais para o reforço da cooperação técnica, institucional e de supervisão financeira entre as duas autoridades monetárias”, acrescenta o órgão regulador do mercado financeiro angolano.
Segundo o BNA, o instrumento jurídico de cooperação entre os dois bancos centrais africanos cria, também, um quadro de colaboração na área da supervisão de instituições financeiras, reforçando a capacidade das autoridades em avaliar riscos, prevenir crises e proteger a integridade do sistema financeiro.
Vale referir que, em Janeiro do ano passado, o Banco Central angolano comunicou que a instituição foi alvo de um ataque cibernético. Na altura, o BNA informou que o incidente foi “prontamente” mitigado pelo sistema de defesa instalado no órgão financeiro.
Segundo o Banco Central angolano à época, assegurou-se, de forma controlada, o acesso às infra-estruturas tecnológicas e, consequentemente, a disponibilização segura e eficiente dos serviços institucionais.