BNA alvo de ataque cibernético

BNA disponibiliza 2ª fase do Sistema de Pagamento em Tempo Real

O Banco Nacional de Angola (BNA) informou nesta terça-feira (16) ter registado, no passado dia 6 de Janeiro, um incidente de segurança cibernética, mitigado pelo sistema de cibersegurança da Instituição, sem impactos significativos na sua infra-estrutura e dados.

Em comunicado, o banco central refere que, na sequência da ocorrência, assegurou-se, de forma controlada, o acesso às infra-estruturas tecnológicas e, consequentemente, a disponibilização segura e eficiente dos serviços institucionais.

O regulador salienta que a estratégia de gestão da segurança dos sistemas de informação do BNA é orientada com base em processos que permitem categorizar incidentes desta natureza, de acordo com os padrões, princípios e directrizes internacionalmente aceites.

Estes processos, segundo o banco central, propiciam a adopção e implementação de mecanismos que melhor atendem tais situações nas mais diversas vertentes, quer na fase de identificação e monitoramento, quer na fase de tratamento dos riscos de cibersegurança, incluindo a análise forense.​

O Banco Nacional de Angola garante que, enquanto autoridade responsável pela estabilidade e resiliência operacional do sistema financeiro angolano, continuará a assegurar as medidas necessárias, visando garantir a segurança, integridade, confiabilidade e disponibilidade dos sistemas de informação das instituições financeiras, que se encontram a operar com normalidade.

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media