O governo brasileiro disponibilizou nesta quarta-feira (19) o aplicativo “Celular Seguro”, uma iniciativa que visa combater roubos e furtos de telemóveis em todo o país. A ferramenta permite que a vítima bloqueie o dispositivo, a linha telefónica e os aplicativos bancários em poucos cliques.
Da iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o aplicativo encontra-se disponível na plataforma GOV.BR, que conta com 4.200 serviços digitais e mais de 155 milhões de brasileiros inscritos. Segundo o MJSP, o aplicativo estará também disponível na Internet e em aplicativos para Android e iOS.
O MJSP explica que o registo no aplicativo será feito com a mesma conta utilizada no GOV.BR e cada pessoa cadastrada poderá indicar outras, que poderão efectuar os bloqueios da linha telefónica, caso o proprietário tenha o telemóvel roubado, furtado ou extraviado.
O aplicativo permitirá também o cadastro de “pessoas de confiança” como um recurso opcional e, se registadas como contactos de emergência, elas não terão acesso aos dados do telemóvel, podendo apenas comunicar o crime no site ou aplicativo “Celular Seguro”, para gerar o bloqueio do dispositivo e dos aplicativos, explica o ministério.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil refere ainda que para utilizar este serviço é preciso ter apenas uma conta de nível bronze. Caso tenha dúvidas sobre o nível da sua conta e a segurança delas, clique aqui para saber mais.