Cabo Verde lança chave móvel digital para simplificar acesso aos serviços administrativos

Cabo Verde lança chave móvel digital para simplificar acesso aos serviços administrativos

Cabo Verde deu mais um passo em direcção à transformação e transição digital do país com o lançamento da Chave Móvel Digital de Cabo Verde (CMDCV), um meio que deverá simplificar a autenticação de dados dos utilizadores ao acederem os portais e sites que disponibilizam serviços da administração pública.

De acordo com o governo cabo-verdiano, o novo serviço, lançado nesta segunda-feira (3), permite aos cidadãos “assinar documentos e tratar de assuntos burocráticos de forma rápida e segura, e é certificado pelo Estado cabo-verdiano”. Permite, igualmente, associar um número de telemóvel ao número de identificação civil do país.

Em um comunicado divulgado no seu site, a entidade responsável pelo desenvolvimento e implementação da CMDCV, a NOSi, afirma estar convicta de que, a partir de agora, os cabo-verdianos residentes no país e na diáspora, bem como as empresas públicas e privadas “passam a aceder e a fornecer serviços de forma mais célere, livre, segura e transparente”.

A Chave Móvel Digital de Cabo Verde será disponibilizada na AUTENTIKA, uma plataforma do Estado de Cabo Verde voltada à gestão de identidade e de acessos, que garante e facilita a identificação digital segura entre os cidadãos e os fornecedores de serviços online públicos e privados.

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media