Cabo Verde deu mais um passo em direcção à transformação e transição digital do país com o lançamento da Chave Móvel Digital de Cabo Verde (CMDCV), um meio que deverá simplificar a autenticação de dados dos utilizadores ao acederem os portais e sites que disponibilizam serviços da administração pública.
De acordo com o governo cabo-verdiano, o novo serviço, lançado nesta segunda-feira (3), permite aos cidadãos “assinar documentos e tratar de assuntos burocráticos de forma rápida e segura, e é certificado pelo Estado cabo-verdiano”. Permite, igualmente, associar um número de telemóvel ao número de identificação civil do país.
Em um comunicado divulgado no seu site, a entidade responsável pelo desenvolvimento e implementação da CMDCV, a NOSi, afirma estar convicta de que, a partir de agora, os cabo-verdianos residentes no país e na diáspora, bem como as empresas públicas e privadas “passam a aceder e a fornecer serviços de forma mais célere, livre, segura e transparente”.
A Chave Móvel Digital de Cabo Verde será disponibilizada na AUTENTIKA, uma plataforma do Estado de Cabo Verde voltada à gestão de identidade e de acessos, que garante e facilita a identificação digital segura entre os cidadãos e os fornecedores de serviços online públicos e privados.