Oddo - Complexus

Canadá ordena fim das operações da Hikvision

Canadá ordena fim das operações da Hikvision
O governo do Canadá determinou o fim das operações da Hikvision Canada Inc. em todo o território, por questões de segurança nacional. Trata-se da filial da marca chinesa Hikvision, a maior fabricante mundial de equipamentos de videovigilância.
 
Conforme um comunicado divulgado pela ministra da Inovação, Ciência e Indústria do Canadá, Mélanie Joly, a medida resulta da revisão da segurança nacional ao abrigo da lei federal que regula os investimentos estrangeiros no país.
 
“O governo determinou que a continuidade das operações da Hikvision Canada Inc. representaria um risco à segurança nacional do Canadá. Esta decisão é o resultado de uma análise em várias etapas, baseada em informações e provas fornecidas pelos serviços de segurança e inteligência do país”, pode ler-se no documento.
 

Como parte da medida, o governo do Canadá proíbe também a compra ou utilização de produtos da Hikvision em departamentos governamentais, agências e empresas públicas. Entretanto, essa proibição não se aplica aos produtos fabricados por filiais da Hikvision fora do Canadá.

 
Além disso, a ministra informa que está em curso uma revisão de propriedades existentes, para garantir que produtos antigos da Hikvision deixem de ser utilizados futuramente no Canadá.
 
A Hikvision, por sua vez, entende que as medidas anunciadas pelo governo canadense são infundadas e motivadas por razões políticas.
 
“Discordamos veementemente dessa decisão e a vemos com profunda preocupação, pois acreditamos que ela carece de base factual, imparcialidade processual e transparência. Em vez de avaliar nossa tecnologia com base nos seus méritos em segurança cibernética, a decisão parece ser motivada pelo país de origem da empresa-mãe, reflectindo tensões geopolíticas mais amplas e um preconceito injustificado contra empresas chinesas”, pode ler-se.
 
A empresa afirma que cooperou “integralmente” com o governo ao longo do processo de revisão da lei de segurança nacional, mas apesar disso “o governo impôs a sua decisão sem apresentar evidências ou abordar os factos” apresentados pela Hikvision.
“Instamos o governo canadense a basear a suas acções em factos, e não em preconceitos, e a manter um ambiente justo e transparente para todas as empresas e investidores”, apelou a empresa.
 
A Hikvision é uma marca da empresa chinesa Hangzhou Hikvision Digital Technology Co., Ltd., que detém a subsidiária Hikvision Canada. Estabelecida formalmente no mercado canadense em 2014, a empresa conquistou uma forte presença na América do Norte oferecendo soluções integradas de segurança baseadas em inteligência artificial e internet das coisas. Contudo, essa presença tem sido contestada nos últimos anos, devido a preocupações com segurança nacional levantadas por autoridades canadenses e dos EUA.

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media