Uganda avalia possível criação de uma Moeda Digital do Banco Central

O banco central do Uganda está oficialmente a avaliar a necessidade de criação de uma Moeda Digital do Banco Central (CBDC, na sigla inglesa), a intenção foi confirmada na última semana pelo Director Executivo de Operações do Banco do Uganda, Charles Abuka.

De acordo com Charles Abuka, o banco central está a explorar a necessidade de criação de uma CBDC e a proceder a avaliação dos problemas que ela ajudaria a resolver.

Especialistas locais apontam vários benefícios da introdução de uma moeda digital na economia do país, tais como: movimentação de dinheiro em tempo real, baixos custos nas transacções e uma maior transparência das transacções.

No entanto, enquanto os planos de revisão da lei financeira para facilitar a adopção de uma moeda digital prosseguem, os especialistas advertem, por outro lado, que uma moeda desta natureza tem o potencial de afectar negativamente a inclusão financeira no país, principalmente nas comunidades rurais devido a falta de acesso à internet e às tecnologias.

Banner site PTI 729 X 90px_
new_cognito

O Uganda entra assim na lista dos vários países africanos que procuram criar e lançar uma versão digital da sua moeda, equilibrando os prós e contras desta tecnologia na sua economia.

Recorde-se que em Fevereiro último, o Zimbábue reiterou o seu interesse de emitir uma moeda digital do banco central, o Quénia deu início a uma consulta pública sobre a possível adopção de uma CBDC, e a Zâmbia revelou ter em curso um estudo para avaliar a viabilidade da implantação de um projecto semelhante no país.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Banner site PTI 729 X 90px_
new_cognito

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media