A partir de Dezembro próximo, o Departamento de Trânsito e Segurança Rodoviária do Cuanza-Norte passará a efectuar exames com recurso à tecnologia multimedia aos requerentes de Carta de Condução. A medida foi anunciada na passada sexta-feira (2) pelo chefe do Departamento de Trânsito da província, José Neto, e enquadra-se no processo de modernização e inovação dos serviços da Direcção Nacional de Viação e Trânsito.
A nova abordagem pretende aumentar a celeridade e a segurança na obtenção do referido documento e visa, por outro lado, afastar a figura do examinador durante os testes, de modo a evitar possíveis reclamações por parte dos estudantes, sobre perguntas tendenciosas, garantindo mais lisura durante as provas e maior credibilidade ao processo.
De acordo com José Neto, citado pelo Jornal de Angola, o software utilizado, possui facilidades e qualquer pessoa pode habilitar-se ao seu uso durante os três meses de formação. O responsável avançou também que “parte dos equipamentos já está em Ndalatando e o projecto pode arrancar, o mais tardar, até Dezembro”. A sala de exame contará com 12 computadores que permitirão a realização de 24 a 30 exames por dia.
Os directores técnicos das sete escolas de condução existentes no Kwanza-Norte serão também habilitados com formações técnicas, para poderem preparar adequadamente os alunos até ao período dos exames, acrescentou José Neto.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!