O serviço internacional de mobilidade urbana Yango lançou novas funcionalidades e iniciativas de segurança para passageiros e motoristas, demonstrando o compromisso em elevar a segurança e o conforto das viagens e promovendo a consciência da segurança rodoviária entre os utilizadores de serviços de mobilidade por meios digitais em toda a África.
Em todos os mercados onde opera, a empresa adicionou novas tecnologias de monitorização de velocidade e estilo de condução de última geração, que são activadas durante todas as viagens. Esta inovação junta-se a uma série de funcionalidades de segurança já existentes, incluindo o botão de SOS para contactar as autoridades locais, a possibilidade de contactar a equipa de suporte em caso de emergência, a partilha de rotas e um Centro de Segurança que combina ferramentas novas e existentes.
As tecnologias de controlo de velocidade e monitorização de estilo de condução foram concebidas para melhorar a segurança rodoviária e reduzir o risco de acidentes. Com o controlo GPS, o sistema monitoriza proactivamente a velocidade dos condutores durante as viagens e envia notificações aos condutores. A monitorização do estilo de condução utiliza um sistema sensível a vibrações móveis bruscas, como travagens bruscas. Quando o sistema detecta essas flutuações, também envia notificações aos condutores. Os que tiverem violações regulares são bloqueados do aplicativo. Além disso, a Yango avalia o estilo de condução com base nos comentários dos passageiros.
Além destas funcionalidades, a Yango continua a trabalhar no desenvolvimento de outras tecnologias para elevar a segurança das viagens a um novo patamar. Entre elas, encontra-se um sistema de monitorização de rotas suportado por inteligência artificial, que permitirá a equipa de apoio monitorizar em tempo real desvios do percurso definido durante as viagens. Embora ainda esteja em desenvolvimento, a funcionalidade será testada em vários mercados antes do final de 2023.
A equipa Yango acredita que, combinando as ferramentas já anunciadas com as recentemente desenvolvidas, criará o serviço de transporte por aplicativo mais seguro do continente, elevando o padrão de qualidade a um nível sem precedentes e proporcionando segurança, tanto para os condutores como para os passageiros.
Ivan Mugimbo, representante da Yango em Angola, afirmou: “a segurança dos passageiros e dos condutores é a nossa prioridade número 1. Acreditamos que, com este conjunto actualizado de funcionalidades de segurança para passageiros e condutores, a Yango está a elevar o padrão da segurança rodoviária no transporte por aplicativo, garantindo uma viagem mais segura e responsável para todos. O nosso objectivo principal é dotar África de soluções de transporte por aplicativo com base em tecnologia de ponta. Estas melhorias contínuas de segurança estão perfeitamente alinhadas com a nossa missão. O nosso compromisso com a segurança é a longo prazo, sendo que virão mais novas funcionalidades para todos os nossos mercados, com base no feedback dos nossos utilizadores e condutores.”
Entre as ferramentas de segurança já incorporadas no aplicativo, a Yango destaca a que permite aos condutores terem acesso ao número de viagens do passageiro, existindo planos adicionais para introduzir uma selfie e também a classificação do passageiro, com base no feedback das viagens anteriores.
Além disso, em alguns países, de acordo com a legislação aí vigente, a Yango disponibiliza um botão de Conflito para os condutores, que lhes permite gravar áudio durante toda a viagem. Esta gravação poderá ser partilhada com a equipa de suporte da Yango em caso de incidentes de segurança. O áudio gravado não pode ser acedido a partir do dispositivo, estando apenas acessível para esta equipa de suporte dedicada.
Após a viagem, os condutores podem também deixar comentários sobre o passageiro no aplicativo do condutor e contactar uma equipa de apoio de incidentes. Além disso, em países específicos, existe uma funcionalidade para os condutores que lhes permite ver zonas de alerta na cidade e recusar viagens para estas áreas, sem penalização.
Existem também funcionalidades disponíveis para os passageiros que, antes de iniciar uma viagem, podem ver o perfil do condutor, inclusive a sua pontuação com base no conjunto de comentários de viagens anteriores. Este perfil inclui também uma foto actualizada do condutor, que pode ser comparada com a imagem do condutor real. As funcionalidades de verificação da foto da carta de condução exigem que os condutores enviem periodicamente selfies para efeitos de comparação com a informação no sistema, antes de poderem aceitar novas viagens, sendo que é feita igualmente a verificação dos documentos do veículo.
Durante as viagens, os passageiros têm também uma funcionalidade especial conhecida como Centro de Segurança. Aqui, têm um botão SOS para alertar as autoridades locais em caso de emergência e um botão para partilhar a rota e os detalhes da viagem com contactos na lista de contactos do telefone. Em vários países, o passageiro pode fazer um pedido urgente à equipa de suporte da Yango através do botão de Situação de Emergência. Está também disponível uma equipa para apoio a incidentes.
Com mais de 150 milhões de viagens realizadas pelos utilizadores da Yango, a rápida expansão do aplicativo é uma realidade, estando já presente em mais de 20 países em todo o mundo, incluindo 12 novos mercados no último ano. Como prova do seu crescimento exponencial na região africana, o número de viagens nos mercados do continente onde a Yango está presente triplicou no último ano, tal como o número de utilizadores activos, reflectindo a crescente popularidade e procura pelos serviços da plataforma.
Sobre a Yango
A Yango é uma empresa internacional de tecnologia que transforma tecnologias globais em serviços do dia-a-dia que beneficiam o desenvolvimento local. Com um compromisso inabalável com a inovação, a Yango analisa e melhora tecnologias de ponta, líderes de todo o mundo, convertendo-a em serviços diários integrados para diversas regiões.
A missão da Yango é estreitar a ligação entre as principais inovações mundiais e as comunidades locais, fomentando conexões e melhorando experiências de vida quotidiana. A Yango fornece, através do seu super aplicativo, um conjunto de serviços, entre os quais de transporte, em mais de 20 países em África, América Latina, Europa e Médio Oriente. O aplicativo multilingue da Yango está disponível gratuitamente para Android e iOS.