A Microsoft vai, a partir de Setembro, proibir o uso de telemóveis com sistema Android a trabalhadores sediados na China continental, devido a preocupações de segurança.
De acordo com um memorando citado pela Bloomberg, a Microsoft vai proibir o uso de telemóveis com sistema Android porque estes telemóveis não têm permissão para executar serviços da Google na China. Isto impede os funcionários da Microsoft de acederem à Google Play Store e baixarem o gestor de senhas Microsoft Authenticator e a aplicação Identity Pass, deixando a App Store da Apple como o único local onde estes funcionários podem obter as aplicações de segurança necessárias.
A medida, que faz parte da iniciativa global Secure Future da Microsoft, afectará centenas de trabalhadores na China continental e destina-se a garantir que todos os funcionários utilizem as aplicações de segurança através de um iPhone.
Por outro lado, a Microsoft refere que a medida também é motivada pelo facto de que, desde 2023, cada vez mais empresas e agências apoiadas pelo governo chinês têm ordenado aos seus trabalhadores que deixem de trazer dispositivos estrangeiros para o local de trabalho, alegando preocupações de segurança. E como consequência disso, vários cidadão chineses têm optado por usar telemóveis de fabricantes locais como a Huawei e a Xiaomi que operam as suas próprias de lojas aplicações.
No memorando, a Microsoft garante que todos os funcionários que utilizam telemóveis Android, incluindo dispositivos fabricados pela Huawei ou pela Xiaomi, receberão um iPhone 15.