A Internacional Finance Corporation (IFC), uma organização de desenvolvimento global, anunciou recentemente um investimento na Wave Mobile Money do Senegal e da Costa do Marfim, com vista a promover a inclusão financeira e impulsionar o crescimento económico, reduzir preços e ampliar serviços.
De acordo com Coura Sene, director regional da Wave Mobile Money na União Económica e Monetária da África Ocidental, “o objectivo da Wave de tornar a África no primeiro continente sem dinheiro (físico), fornecendo soluções baratas e centradas no usuário, se encaixa nas ambições da IFC de inclusão financeira universal. O apoio da IFC e de outros credores nos ajuda a oferecer uma variedade de produtos financeiros, incentivando os clientes a permanecerem no sector bancário formal, melhorando a inclusão financeira na região”.
Por outro lado, Aliou Maiga, director Regional da IFC para a África Ocidental e Central, declarou que ajudar populações de baixa renda e não bancarizadas a obter acesso à serviços financeiros é uma das principais metas da organização. Além de apoiar as finanças inclusivas, “nosso investimento no Wave melhorará muito as soluções de economia digital na África Ocidental”.
Em resposta ao problema da COVID-19 e outros factores, o relacionamento da IFC com a Wave ajudará a crescente necessidade de dinheiro móvel e pagamentos digitais da África Ocidental. Com apenas 24% das contas activas de dinheiro móvel na região em 2020, em comparação com 34% na África Oriental, o acesso à serviços financeiros digitais ainda é escasso na região.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!