Artigos

Como consultar o IMEI do telemóvel e ver se o aparelho está bloqueado?

Gerente de Telecomunicações

Sabe como consultar o IMEI do telemóvel? Muitas pessoas já ouviram falar sobre o IMEI, mas não sabem como identificá-lo e utilizá-lo corretamente. Assim, acabam não seguindo o procedimento correcto quando têm o seu telemóvel roubado ou querem garantir que o aparelho que adquiriram não é fruto de roubo.

Contudo, consultar o IMEI do telemóvel é extremamente fácil e existem algumas formas bem eficazes para se fazer isso. E, caso tenha dúvidas, leia o texto até o fim, pois o ajudaremos a identificar esse número com procedimentos que funcionam em todos os aparelhos.

Como consultar o IMEI de qualquer telemóvel? 

Para começarmos é importante deixar claro o que é o IMEI. Basicamente, ele é um código de identificação de telemóvel, e está presente em todos os aparelhos que são comercializados de forma regular.

Trata-se de um código único, que diferencia o seu telemóvel de outros aparelhos globalmente. Ele possui a seguinte formatação (000000-00-000000-0). Pois, tantos números tornam possível a criação de uma variação para cada aparelho, de modo que dois telemóveis jamais terão um IMEI igual.

Então, se quer consultar o IMEI do telemóvel da forma mais simples possível e com métodos que funcionam em qualquer aparelho, temos três dicas para você. A primeira delas é uma das mais utilizadas e conhecidas:

  1. Abra o aplicativo telefone;
  2. Digite o código *#06#;
  3. O IMEI será automaticamente exibido.

 

Caso o seu telemóvel seja de dois chips, dois números aparecerão. Mas, se teve dificuldades com o método anterior, também é possível obter o IMEI na bateria do telemóvel. Geralmente, o código pode ser encontrado na parte de trás da bateria.

Contudo, se não está mais com o seu telemóvel, como no caso de um roubo, a melhor opção é recorrer à embalagem. Então, contando que a tenha guardado, encontrará o código na caixa ou em algum dos papéis internos.

Por que devo saber o meu IMEI?

Se não sabe como consultar o seu IMEI, pode ter problemas caso o aparelho seja furtado ou roubado. Pois, em uma época onde guardamos tantas informações importantes em um telemóvel, é desesperador saber que o aparelho caiu na mão de um desconhecido.

Mas, se estiver com o código de identificação, pode ligar na operadora e solicitar o bloqueio do aparelho. Assim, o telemóvel ficará inutilizado e a maioria das suas funções não poderá mais ser acessada. Entretanto, antes de ligar para a operadora, não se esqueça de ir até um posto policial e registar um boletim de ocorrência.

Como consultar o IMEI dos telemóveis Android?

Se por algum motivo não conseguiu consultar o IMEI do seu telemóvel por um dos métodos acima, isso ainda pode ser feito nas configurações do seu aparelho. Mas, como cada smartphone é diferente, podem haver pequenas variações no método.

Então, para os usuários de Android, nós separamos um passo a passo que vai funcionar em grande parte dos aparelhos:

  1. Vá até as configurações do seu aparelho;
  2. Clique em sistema;
  3. Depois selecione “Sobre esse dispositivo”;
  4. Role a página até encontrar o número do IMEI.

 

Viu como é simples e fácil consultar o IMEI do seu telemóvel dessa forma? Mas, lembre-se que há pequenas variações de acordo com o modelo, então faça o passo a passo mais parecido possível com o que foi ensinado aqui.

Como consultar no iPhone?

Para os utilizadores de iPhone também há um método próprio, que permite encontrar o código de identificação através das configurações.

  1. Vá até os “Ajustes” do seu telefone;
  2. Depois acesse “Geral”;
  3. Clique em “Sobre”;
  4. Na página seguinte o sistema exibe diversas informações sobre o aparelho, incluindo o IMEI.

 

Como saber se o telemóvel é roubado através do IMEI?

Infelizmente, vivemos um período em que milhares de telemóveis são roubados todos os dias. E esses aparelhos acabam por ser vendidos por preços muito inferiores ao seu real valor. Embora muitas pessoas conheçam essa prática, elas são seduzidas pelos preços baixos e compram aparelhos sem nota fiscal, alimentando este triste ciclo.

Mas, se não quer contribuir para isso e não deseja adquirir um aparelho roubado, o primeiro passo é sempre comprar em lojas confiáveis e que ofereçam nota fiscal onde é possível sair com um plano de telemóvel com aparelho. 

Mas, se adquirir um aparelho utilizado de alguém que você não conhece, é sempre importante verificar se o telemóvel não é fruto de roubo. Uma das formas de se fazer isso é combinando as técnicas que ensinamos aqui neste texto. Por exemplo, pode consultar o IMEI do telemóvel na caixa do aparelho ou na bateria, depois faça a verificação ligando para o número *#06#. Então, se os códigos conseguidos em cada verificação forem diferentes, há grandes chances de aquele aparelho ter passado por algum tipo de adulteração.

NOTA: este artigo foi originalmente escrito em português brasileiro. Tendo sido feitos, por isso, alguns enquadramentos para a sua devida adequação aos padrões linguísticos que vigoram em Angola. Pode encontrar a versão original emhttps://comparaepoupa.com.br/blog/consultar-imei/

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Ferreira Manuel

Ferreira Manuel é um redactor web em ascensão, no Portal de T.I, residente em Luanda, Angola. É estudante de Comunicação Social e entusiasta das criptomoedas e da tecnologia blockchain.

Itens Relacionados