Conversas 4.0: carteiras digitais e o seu impacto no sistema financeiro

O impacto das carteiras digitais no sistema financeiro foi o tema que reuniu nesta terça-feira (07), no programa Conversas 4.0 da Luanda Antena Comercial (LAC), os convidados Denivaldo Neto, CEO da 5 Linhas – Investimentos e Telecomunicações; Aílton Lucas, Co-Fundador do aplicativo de pagamentos kamba; Vicente António desenvolvedor de aplicativos de pagamentos e Núria Cirilo, compliance afficer da Paypay África.

No início do debate, o moderador Edilson Almeida, começou por mostrar o valor das carteiras digitais como sendo uma versão digital de contas e cartões, por via de telemóvel computador ou qualquer outro tipo de dispositivo inteligente, que possibilita as transacções.

Denivaldo Neto considerou haver um avanço na globalização, em termos de vendas de produtos e prestação de serviços, com o surgimento de várias lojas online e, por esse motivo, aumentou a necessidade de se transaccionar dinheiro através das plataformas digitais.

“As carteiras digitais passaram a ser um meio necessário para facilitar as transacções num mundo virtual”, disse.

Tendo em conta as dificuldades da banca angolana, Denivaldo Neto continuou dizendo que se pode tirar proveito da carteira digital por ela dar a possibilidade de correlaccionar pessoas, de vários pontos equidistantes, para conseguirem realizar uma compra ou serviço.

Aílton Lucas considerou ser normal haver ainda alguma resistência por parte dos utilizadores de carteiras digitais, pelo facto de se tratar de um processo de adaptação.

“É tal que aconteceu com o surgimento dos bancos, houve muita resistência porque as pessoas precisavam confiar nas instituições que passariam a guardar os seus dinheiros”, disse.

Sobre as licenças, Aílton Lucas reconheceu haver melhoria no âmbito regulatório, o que dá uma grande margem de crescimento das carteiras.

“Sei que o nosso regulador já vai emitindo algumas licenças com base nesse novo regulamento. Com isso alguns bancos vão lançando algumas soluções que equivalem à algumas carteiras no mercado”, disse.

No final, Aílton Lucas reconheceu a importância da Yetucoin – primeira criptomoeda angolana, mas considerou que “temos desafios mais relevantes do que priorizar o mercado de criptomoedas”. Acrescentou que ” o desafios da actualidade é ver a envolvência das carteiras digitais nas transacções no mercado local”.

Conversas 4.0 é um programa radiofónico da Luanda Antena Comercial (LAC) que promove um ambiente de diálogo, com especialistas dos mais variados sectores, com conhecimento das TIC. Acontece todas as terças-feiras, às 10 horas, sob moderação de Edilson Almeida.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media