Mercado africano de fintech poderá atingir 230 mil milhões de dólares até 2025

África: mercado de fintech deverá atingir 65 mil milhões de dólares até 2030

A previsão vem expressa em um relatório da McKinsey, empresa de consultoria empresarial americana, no qual se afirma que o crescimento do mercado de fintechs em África será impulsionado pelo aumento do uso de telemóveis, o baixo custo de Internet, a expansão da cobertura de rede, assim como pela existência de uma população jovem, urbanizada e em rápido crescimento.

O relatório explica, no entanto, que este avanço não ocorrerá de forma uniforme em todo continente, notando que o Gana e os países da região da África Ocidental francófona poderão crescer 15% e 13%, respectivamente, seguidos da Nigéria e do Egipto, que crescerão aproximadamente 12%.

Conforme o estudo, os principais mercados para a ascensão das fintechs são a Costa do Marfim, Camarões, Egipto, Gana, Quénia, Marrocos, Nigéria, Senegal, África do Sul, Tanzânia e o Uganda, que juntos representam 70% do Produto Interno Bruto de África. Entre estes países, a África do Sul detém actualmente a maior percentagem, cerca de 40%, das receitas.

O estudo refere igualmente que, embora o mercado demonstre sinais de crescimento, ainda existem muitos problemas que o afectam, como a falta de escala e de lucros, a existência de um ambiente regulatório incerto e a necessidade de construir bases sólidas de governança corporativa. Estes desafios, observa também o relatório, precisam ser superados para desenvolver completamente o ecossistema de fintechs em África.

 

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media