236
A incubadora Digital.ao pretende aumentar para 150 o número de startups incubadas nas próximas edições, com vista a reduzir o número de projectos fora do programa de incubação, avançou o director do INFOSI, André Pedro, durante a cerimónia de graduação das primeiras startups incubadas pela instituição desde a sua inauguração em 2022.
André Pedro recordou que à data das inscrições para a primeira edição a instituição recebeu mais de 200 inscrições, contudo devido à capacidade limitada do edifício apenas sete startups foram incubadas, sendo quatro na categoria residente e três na categoria não residente.
“Por isso vamos estender para o edifício ao lado e podemos ter uma capacidade de até cerca de 50 startups incubadas no modelo residente e de cerca de 100 startups no modelo não residente”, disse.
Voltando-se aos desafios enfrentados pelas startups, o responsável referiu que um dos factores do seu insucesso prende-se com a falta de conhecimento sobre a gestão destes projectos. Com vista a ajudar os empreendedores nessa matéria, o Digital.ao vai reorientar o seu programa denominado “Jovens e Negócios”, para orientá-los a constituir e a gerir melhor as empresas.
“O Jovens e Negócios vai ser convertido no sentido de trazermos aqui especialistas que orientem os jovens as constituir empresas e que os ensinem sobre finanças e sobre administração. Terá uma edição mensal aberta ao público e será transmitida nas redes sociais”, referiu.
André Pedro enfatizou que a nova roupagem do programa “Jovens e Negócios” será diferente do modelo do programa “Conversas no Digital” em que há um determinado número de convidados para falar sobre um tema.
“Vamos ter mesmo aulas específicas sobre como começar uma empresa, para que todos os jovens que tenham iniciativas percebam quais são os passos a dar. De modo que as suas ideias possam ser transferidas da cabeça para o papel e do papel para talvez uma solução tecnológica. Entendemos que é nossa responsabilidade continuarmos a prestar esse apoio”, finalizou.
Localizada no município do Rangel, bairro CTT, o Digital.ao conta com seis salas de startups com capacidade para acolher 25 empreendedores, 12 espaços multifuncionais para co-working, sala de formação e treinamento, bem como certificação internacional para Cisco, Huawei e Microsoft.