O CEO da Tesla e SpaceX, Elon Musk, manteve contacto com vários pesquisadores de inteligência artificial (IA) nas últimas semanas, para tratar de um novo projecto que deverá servir de alternativa à OpenAI, projecto que co-fundou em 2015 e do qual já não faz parte.
Segundo relata o The Information, durante as últimas semanas Elon Musk contactou também Igor Babuschkin, um pesquisador de IA que saiu recentemente da DeepMind, o projecto da Google dedicado à IA. Ao The Information, o investigador disse que o projecto de Elon Musk ainda está nos seus estágios iniciais, tendo avançado também que ainda não concordou oficialmente em fazer parte do mesmo.
Fighting ‘woke AI,’ Elon Musk is recruiting a team to make a rival to OpenAI’s ChatGPT.https://t.co/PM47X61IBd
— The Information (@theinformation) February 28, 2023
A informação surge poucas semanas após o também CEO do Twitter ter criticado a relação da OpenAI com a Microsoft, tendo dito que a OpenAI que ajudou a criar em 2015 não é a mesma de hoje. A OpenAI, segundo Elon Musk, deveria ser um projecto de código aberto e sem fins lucrativos, um conceito do qual a empresa criadora do ChatGPT se distanciou e muito, segundo Elon Musk.
“A OpenAI foi criada como uma empresa de código aberto (e é por isso que a chamei de “Open” AI), uma empresa sem fins lucrativos para servir de contrapeso à Google, mas agora se tornou uma empresa de código fechado e lucro máximo efectivamente controlada pela Microsoft. Não é o que eu pretendia, disse.
OpenAI was created as an open source (which is why I named it “Open” AI), non-profit company to serve as a counterweight to Google, but now it has become a closed source, maximum-profit company effectively controlled by Microsoft.
— Elon Musk (@elonmusk) February 17, 2023
Not what I intended at all.
A OpenAI é actualmente liderada por Sam Altman e sob a sua gestão a empresa lançou no final de 2022 o ChatGPT, um chatbot conversacional movido por IA. Em 2019 a Microsoft, liderada por Satya Nadela, investiu 1 bilião de dólares norte-americanos na empresa, investimento este que foi reforçado em Janeiro último. Entretanto, não há dados muito precisos sobre o último investimento, sendo estimado em cerca de 10 biliões de dólares.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!