A Huawei, uma das empresas tecnológicas com maior acervo de patentes e propriedade intelectual, deu início a um processo judicial contra a Xiaomi por, supostamente, esta estar a usar quatro das suas patentes de tecnologias desenvolvidas para telemóveis.
De acordo com a imprensa chinesa, o caso encontra-se a decorrer junto à Administração Nacional de Propriedade Intelectual da China (CNIPA, na sigla em inglês), entidade jurídica responsável pela criação de políticas públicas relacionadas à exploração comercial de invenções industriais, científicas e artísticas no país.
Conforme reivindicado pela Huawei, a Xiaomi estará a usar indevidamente quatro patentes, nomeadamente: duas patentes relacionadas à tecnologia de internet 4G LTE. Já a terceira está ligada ao método de obtenção de fotografias panorâmicas e, por fim, a quarta, que diz respeito à tecnologia de desbloqueio de smartphones.
Desta forma, a Huawei alarga a lista de processos abertos por violação de patentes, tendo também já levado à tribunal a Samsung, a Amazon, a CISCO e a HP. Segundo o director executivo da Huawei, Yu Chengdong, muitas companhias tiram proveito frequentemente dos seus recursos sem, no entanto, pagarem para utilizar os mesmos.
A Xiaomi, por sua vez, respondeu às acusações por meio de comunicado público, no qual afirmou que está em curso um processo de negociação para licenciar as referidas patentes, porém, acrescentou, ainda não há uma data prevista para firmar um acordo. Por outro lado, a CNIPA apelou às empresas que negociem a situação antes que os seus técnicos começem a analisar a situação.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!