145
A Rede Multicaixa registou 6 milhões de operações de levantamentos sem cartão, permitindo a transacção de 85,9 mil milhões de kwanzas, equivalentes a 93,1 milhões de dólares, à luz da taxa de câmbio do Banco Nacional de Angola (BNA). A informação consta do boletim mensal da Empresa Interbancária de Serviços (EMIS) do período referenciado.
O documento da EMIS, consultado pela equipa do Portal do T.I, aponta que, de maneira global, houve um aumento no número de movimentos realizados comparativamente ao mês anterior e também quando comparado ao período homólogo de 2024. Em relação ao mês de Agosto de 2025, o crescimento do número de operações efectuadas na rede foi residual, sendo que, no global, ascendeu apenas 3,3%.
Na realidade, a maior variação positiva verifica-se quando a comparação é estabelecida com o mês de Setembro do ano passado. Isto porque, no total, os movimentos de levantamento sem cartão registaram um crescimento de 43% comparativamente ao mesmo período de 2024.
De acordo com o boletim mensal da EMIS, o montante transaccionado não acompanhou o ritmo de crescimento das operações. Ou seja, os valores movimentados no mês passado registaram uma queda de menos de quase 1% em relação a Agosto do ano em curso.
Todavia, o aumento das verbas transaccionadas é mais expressivo numa comparação com o período homólogo do ano 2024. Comparativamente ao montante movimentado em levantamentos sem cartão em Setembro de 2025, o crescimento registado é “de longe” mais robusto, tendo se verificado uma ascensão na cifra dos 41,2%.
No global, segundo o relatório da EMIS, houve uma queda no movimento no mês de Setembro de 2025 de 1,5% em relação ao mês anterior e um crescimento de 51,2% em comparação ao mês homólogo.
Relativamente ao relativamente ao valor processado, o montante registou uma redução de 2,5% comparativamente a Agosto deste ano e um aumento de 35,1% em relação a Setembro de 2024.

