Mais um novo artigo no Portal de T.I, depois de alguns dias sem novos artigos. Nos últimos dias eu estava muito apertado (ocupado), mudanças de computador, lançamento da nova plataforma da empresa, novos contratos, enfim. Mas estou de volta e hoje eu vou mostrar algumas plataformas de cursos que têm me ajudado bastante na minha carreira profissional nos últimos anos.
AVISO: Esse artigo não está a ser patrocinado por nenhuma dessas empresas, eu não vou receber nenhum valor monetário por esse artigo. Estou escrever porque: Eu quero e essas plataformas realmente me ajudaram muito.
Mês passado eu fiz um poste o no meu facebook em que eu dizia que deletei a minha conta em algumas plataformas de cursos como Udemy, Edx e Coursera para poder me focar em outras que achei melhor para mim. Seguem abaixo:
Alura
Para começar, aqui vai uma das plataforma que eu não fico sequer um dia sem acessar, Alura tem cursos de tecnologia e negócios digitais. Você pode estudar, praticar, discutir no fórum e mergulhar em uma comunidade.
A maior plataforma brasileira de cursos de tecnologia fundada pelos irmãos Silveira, Paulo e o Ricardo. São 1193 cursos, 100% em português. E novos lançamentos todas as semanas. Eu aprendo muito sobre infraestrutura (DevOps), programação (backend, frontend), gestão estratégica, marketing digital e vendas.
Alura também tem um canal no youtube e podcast onde convidam vários profissionais que falam sobre diferentes tipos de tecnologia principalmente aquela que são ensinadas dentro da plataforma.
Curiosidade: Eu já ouvi todos os podcast da Alura que é o “hipster.tech”, e a próxima meta é fazer todos os cursos relacionado a infraestrutura e DevOps.
BukaApp
“Conectamos pessoas que precisam aprender com pessoas que amam ensinar.”
A Buka é um startup angolana que tem como missão tornar o conhecimento acessível, divertido e recompensador para todos. A Buka tem lançado alguns cursos do seu novo programa “profissões do futuro” aonde você pode aprender sobre marketing digital, marketing estratégico, startups e o mercado angolano. Você pode fazer esses cursos que geralmente são lecionados por profissionais muito respeitado do mercado angolano. Os cursos actualmente são 100% online, pagos em kwanza.
Detalhe: Tem um curso gratuito sobre desenvolvimento de jogos 2D sem programação para crianças e adolescentes, esses curso é oferecido em parceria com a Unitel.
StartSe
“Somos uma escola de negócios para quem quer transformar seu futuro hoje.”
Há 4 anos, a StartSe vem ajudando os profissionais e as empresas a se manterem competitivos e relevantes nesta nova economia acelerada. Nesses novos tempos, os desafios são inúmeros e inusitados. Ninguém parece estar imune. Independente da sua profissão ou sector da experiência anterior ou recursos financeiros disponíveis, todos nós estamos a ser desafiados a nos adaptar, reaprender rápido, logo e continuamente. É por isso que acreditamos no aprendizado contínuo e a busca por desenvolver novas habilidades durante a vida toda.
Digital Innovation One
A DIO oferece cursos e bootcamps gratuitos e também pagos sobre diversos assuntos da área de T.I, além de lives e desafios dentro da própria plataforma.
O primeiro curso que que fiz nessa plataforma foi sobre mentalidade empreendedora e trabalho remoto ou o famoso “home office”. O site também oferece vagas de empregos de várias empresas do Brasil, após se cadastrar você irá preencher o seu perfil como se tivesse a montar um curriculum.
Curiosidade: Nesse site, se você convidar alguém para se cadastrar, fazer curso, e se um dia essa pessoa for contratado você ganha uma comissão (bônus) de 350 reais. #ficadica
Python Pro
Python Pro é uma plataforma que oferece um bootcamp completo sobre Python e Django, o instrutor Renzo Nuccitelli tem muita experiência em programação e mercado de T.I.
É apaixonado por dar aulas e ajudar programadores iniciantes a entrarem no mercado de trabalho.
Os três primeiros módulos do BootCamp você pode acessar gratuitamente onde você aprende:
1 – Python Birds: Nesse primeiro módulo o objetivo é introduzir programação Procedural e Orientação a Objetos desenvolvendo um jogo em Python.
2 – PyTools: Aqui você aprende um conjunto de ferramentas básicas, mas poderosas que Pythonistas experientes usam no dia-a-dia, como o framework pytest e outras ferramentas como git e travis-ci.
3 – Django: Alunos com conhecimento intermediário de Python interessados em aprender sobre desenvolvimento de aplicações web com o framework Django.
Já a partir do quarto módulo que é sobre Entrevistas Técnicas você aprende sobre como ocorre o processo seletivo de empresas estrangeiras e as questões técnicas que são feitas durante a entrevista técnica.
Detalhe: O Renzo foi professor de programação por 5 anos na FATEC e ainda trabalhou durante 2 anos como engenheiro de qualidade na Red Hat, ou seja, o brada entende mesmo do assunto.
Henrique Bastos é instrutor, palestrante, desenvolvedor e consultor com experiência internacional. Apaixonado por programação há mais de 20 anos, é especialista em Python, Django e Métodos Ágeis, membro da Django Software Foundation e da Python Software Foundation.
Eu conheci o Henrique em 2016 pelo Youtube nas palestras da Python Brasil, a forma dele de abordar sobre o mercado de trabalho, carreira de programador, desenvolvimento de software e autonomia, chamaram-me muita atenção na época.
Antes a plataforma era “Welcome to The Django” pois o curso era voltado a programação com Python e Django, mas não se engane o curso vai muito além da programação: Tem um capítulo inteiro onde ele aborda sobre os 8 pilares para alcançar a autonomia na sua vida. Minha forma de encarar a área de tecnologia nunca foi a mesma depois de lhe ouvir a falar sobre autonomia.
Hoje o Henrique se orgulha de já ter capacitado mais de 4 mil programadores (incluindo a mim) e se concentra em compartilhar uma melhor forma de programar para ajudar as pessoas a terem mais autonomia em suas vidas. A didáctica do Henrique Bastos me deixa encantado é sério!
Detalhe: Se você não é da área de tecnologia eu recomendo a fazer pelo menos o curso sobre autonomia, serve para qualquer pessoa que quer se conhecer como um agente na sociedade e o mundoque lhe rodeia até hoje eu levo as lições do Henrique comigo.
Udacity
Udacity é uma organização educacional com fins lucrativos fundada em 2011 por Sebastian Thrun, David Stavens, e Mike Sokolsky. Nasceu de um experimento da Universidade de Stanford, em que Sebastian Thrun e Peter Norvig ofereceram o curso online de “Introdução à Inteligência Artificial” para qualquer pessoa, gratuitamente. Hoje conta com mais de 11 milhões de usuários.
Eles têm uma metodologia muito amigáve.l Você entende muito fácil, tem cursos que as aulas são lecionadas pelos engenheiros do Google. Não é atoa que alguns brasileiros dizem que a Udacity é o Silicon Valley dos cursos online.
Eu não vou entrar em detalhes sobre como funciona a Udacity para isso, eu vou deixar aqui como recomendação um artigo muito bom sobre essa plataforma incrível
Rock University
Essa é uma plataforma de cursos sobre marketing digital e vendas da Rock Content. Para quem não sabe, a Rock Content é uma empresa brasileira líder global de Marketing de Conteúdo.
A maioria dos cursos lá são pagos, mas tem muito conteúdo gratuito sobre marketing para quem está começar nessa área ou querer entender um pouco sobre essa profissão que não para de crescer.
Curiosidade: Recentemente terminei um curso de Copywriting. Muito fixe!
Essa foi mais uma dica da semana, espero que tenham gostado, muito obrigado pela sua atenção, até a próxima semana.
Ah, e não se esqueça de dar seu feedback se você conhece alguma plataforma boa ou compartilhar essas dicas com seus colegas e amigos.
Estou em todas as redes sociais caso queira conversar comigo. 😉
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!