O Estado poupou cerca de 118 mil milhões de kwanzas, desde 2018 até a data actual, com compras online, efectuadas no Sistema Nacional da Contratação Pública Electrónica (SNCPE). A informação foi divulgada na última Sexta-feira (12), em Luanda, pela secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, Juciene de Sousa.
A responsável, que discursava na abertura do 1º “Encontro Nacional Metodológico com os Fornecedores do Estado”, sem avançar quanto foi movimentado no SNCPE no referido período, ressaltou que este valor corresponde a 138 procedimentos de contratação, realizados na plataforma.
Juciene de Sousa, citada pela Angop, sublinhou que a poupança representa 24% do valor inicialmente estimado para o processo de contratação pública, acrescentado, igualmente, que foram aceites 250 empresas, com destaque à micro, pequenas e médias empresas, que representam 75% do total de fornecedores do Estado.
O 1º Encontro Nacional Metodológico com os Fornecedores do Estado, promovido pelo Ministério das Finanças, teve como objectivo estabelecer laços de proximidade com os fornecedores e colaboradores, visando a melhoria do desempenho da Contratação Pública Nacional.