O Director Nacional das Telecomunicações e Tecnologias da Informação, Eng. Matias Borges, abordou hoje, durante o Angola Digital Forum, a estratégia do governo para a transformação digital, apresentando a visão do Executivo sobre o assunto e os objectivos do Livro Branco das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Durante a sua intervenção, Matias Borges apresentou dados sobre o que já se fez para o desenvolvimento do sector que dirige, tendo observado que apesar de se ter verificado um avanço na expansão dos serviços de telecomunicações e tecnologias da informação no país, com mais de 2000 km de fibra óptica já implantados, as estatísticas da expansão da cobertura nacional destes serviços ainda não são satisfatórias, sendo por isso necessário o surgimento de uma nova fibra óptica, a reparação da fibra óptica danificada e a partilha desta infra-estrutura de modo a se construir o backbone nacional.
Eng. Matias Borges discursando no Angola Digital Forum
Ainda sobre a expansão dos serviços de telecomunicações e tecnologia da informação, o dirigente referiu que a cobertura nas zonas rurais ainda é débil. Contudo, para fazer face a situação, o governo prevê a construção de mais de 3 mil sites, que são estruturas de suporte para instalação de infra-estruturas de telecomunicações, com 868 previstos para a primeira fase. De acordo com Matias Borges, estes sites têm também como finalidade diminuir os custos dos investidores que pretendam actuar nestas regiões, assegurando a existência das infra-estruturas de base para a existência dos serviços.
Matias Borges referiu-se também ao desenvolvimento de vários projectos a nível do programa espacial nacional, dentre os quais o satélite Angosat-2, que segundo o dirigente encontra-se na sua fase final de desenvolvimento. No mesmo sentido, continuam a ser formados vários quadros para possibilitar que a infra-estrutura do sector espacial seja gerido por quadros angolanos, os quais já têm dado suporte a nível da SADC, no âmbito do programa espacial nacional, e também a nível da União Internacional das Telecomunicações.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!