A Empresa Nacional de Bilhética Integrada lançou na última semana o Cartão “GiraMais”, um instrumento electrónico que permitirá aos estudantes do ensino primário e secundário aceder aos transporte público de forma gratuita.
Segundo o secretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengui, a iniciativa visa melhorar a mobilidade urbana no país e enquadra-se no plano de modernização do sistema de controlo de bilhética a nível dos transportes públicos.
Jorge Bengui referiu que o cartão GiraMais vai igualmente beneficiar idosos, pessoas com necessidades especiais e Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, sublinhando que o instrumento apenas poderá ser usado 60 vezes por mês.
O cartão GiraMais está disponível apenas na província da Huíla, entretanto, a Empresa Nacional de Bilhética Integrada garante que, dentro de três meses, o instrumento será expandido para Benguela, Huambo e Cabinda.
Os estudantes e os outros beneficiários poderão adquirir o bilhete de passagem electrónico nas brigadas de cadastramento e emissão dos cartões “GiraMais”, que serão instaladas gradualmente nas ruas.