Estudantes do ITEL apresentam “Sistema Biométrico para Caixas Electrónicos”

Vladimir Cambolo e Ludovic Muquenete, ambos estudantes do curso de Electrónica e Telecomunicações no Instituto de Telecomunicações (ITEL), criaram um ponto de atendimento automático (ATM) que promete melhorar a segurança dos utiizadores de cartões multicaixa, eliminando a obrigatoriedade do uso de cartões para ter acessso ao dinheiro através do ATM.

“Por ser um plástico com uma barra magnética, é muito fácil pegar nele [cartão] e fazer uma cópia, roubando os dados que estão armazenados na barra magnética. Além disso é um material frágil e pequeno, podemos perdê-lo a qualquer momento”, justificaram.

Além do cartão multicaixa, o ATM criado, denominado “Sistema Biométrico para Caixas Electrónicos’, recorre também à leitura de dados biométricos do proprietário para aceder à conta e proceder às movimentações bancárias.

ATM com leitor biométrico acoplado – Créditos: D.R

De acordo com o grupo, o objectivo do projecto, que foi apresentado na 13ª edição da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações (FITITEL), é diminuir as estatísticas de clonagem de cartões, dando aos utilizadores a possibilidade terem todas a contas bancárias acopladas em um lugar seguro e único: no seu dedo.

O primeiro passo para a utilização do sistema é o cadastramento do proprietário na base de dados da empresa gestora do serviço. O cadastramento requer a assinatura biométrica do proprietário, para autenticar a titularidade da conta bancária que pretende adicionar à base de dados da empresa. O sistema requer também uma senha para servir de protecção adicional à conta.

Assim, para o acesso à conta, o proprietário posiciona o seu dedo indicador no leitor biométrico acoplado ao ATM e, após o sistema confirmar os dados, ele pede que o proprietário da conta introduza a senha definida na altura do cadastramento. Uma vez confirmados os dados, surge na tela o leque de cartões adicionados, que podem ser de bancos diferentes.

“O titular conseguiria ter acesso a qualquer um dos seus cartões sem a necessidade de decorar vários PINs e sem a necessidade de andar com vários cartões, dando assim uma maior segurança ao titular da conta e ao seu dinheiro”, concluíram.

 

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui  !!!

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media