A ETIC, empresa angolana de tecnologia da informação, apresentou oficialmente ao público a SIMPLES, a sua divisão de desenvolvimento de software, concebida para desenvolver soluções tecnológicas sob medida para o mercado angolano e com base na legislação vigente no país.
Em declarações ao Portal de T.I, o gestor comercial e de projectos da ETIC, Matias Perazoli, referiu que a SIMPLES mostrou ser possível criar soluções tecnológicas com recursos humanos nacionais. Segundo o responsável, a divisão pode ajudar a reduzir a necessidade de compra de softwares feitos no exterior.
“A Simples nos mostrou que é possível desenvolver soluções com o capital intelectual em Angola, a depender cada vez menos de importação de serviços. Estamos em processo, junto ao INAPEM, de certificar e colocar o selo Feito em Angola nas nossas soluções de software,” disse.
A divisão, apresentada pela primeira vez na 38ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), traz ao mercado três novas soluções de gestão para as empresas, nomeadamente: SIMPLES ERP, SIMPLES GED e SIMPLES FROTA.
O SIMPLES ERP é uma solução modular desenvolvida para atender questões como facturação, logística e inventário, tesouraria, importação, contabilidade, recursos humanos, business intelligence, controlo dos fluxos de aprovações, entre outros.
Por seu lado, o SIMPLES GED é uma solução de gestão electrónica de documentos que permite que as informações certas estejam disponíveis para as pessoas certas, no momento certo e no formato certo.
Já o SIMPLES FROTA é apresentada como uma solução para gestão de frota, permitindo o controlo das manutenções e utilização das viaturas, além de acompanhar os abastecimentos e eventos como viagens e avarias, por exemplo.
A solução permite, igualmente, controlar as manutenções e despesas com a frota de viaturas, garantindo também a gestão da caducidade de documento e seguros, gestão dos abastecimentos e das manutenções correctivas e preventivas.