O Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, defendeu nesta quarta-feira (16), em Bruxelas, Bélgica, uma maior aposta na capacitação da juventude nas áreas das Tecnologias e da Formação Profissional, com vista a se evitar a fuga destes para outras partes do mundo em busca de melhores oportunidades.
“Se quisermos transformar os nossos países, radicalmente, temos que investir na capacitação dos nossos jovens, nas áreas das Tecnologias e da Formação Profissional, para que possam ser eles o grande motor do desenvolvimento e da transformação de África, Caraíbas e Pacífico”, apontou Bornito de sousa, citado pelo Jornal de Angola.
A sugestão foi apresentada durante a participação do Vice-Presidente, em representação do Presidente da República, João Lourenço, na sessão especial do Comité de Embaixadores da Organização dos Estados da África, Caribe e Pacífico (OACPS).
“Temos tudo para sermos um sucesso. Por que, então, é que os jovens de África, em particular, procuram fugir para a Europa, Estados Unidos e para outros locais? O que é que nos está a faltar, para sermos sucesso dentro dos nossos países?”, questionou.
O Vice-Presidente disse ainda que o país vai aproveitar destacar, no quadro da Cimeira União Europeia – União Africana, que arranca hoje em Bruxelas, o engajamento e a importância do investimento na juventude. Para tal, Bornito de Sousa disse estar a contar com o apoio e consenso dos embaixadores da OACPS, para a questão ligada à Educação.
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!