G20: líderes propõem regulação global da inteligência artificial

Precursores da IA ganham Nobel de Física

Os líderes do G20, que representam as 20 maiores economias do mundo, analisaram as valências da inteligência artificial (IA) enquanto ferramenta de auxílio ao desenvolvimento económico, sem ignorar questões fundamentais às sociedades como a éticas e os direitos humanos.

Durante o 18º encontro do grupo, realizado na última semana na Índia (de 9 a 10 de Setembro ), o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, apelou à criação de uma estrutura regulatória “centrada no ser humano”, uma visão também partilhada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, que alertou para os riscos dos rápidos avanços na área da IA e apelou a um esforço internacional no sentido de regular o sector e de potenciar os efeitos positivos desta tecnologia.

“É revelador que até mesmo os criadores e inventores da IA ​​estejam a apelar aos líderes políticos para regulamentarem. (…) A questão crucial é de que forma poderemos aproveitar as enormes oportunidades de uma tecnologia que está a transformar-se a grande velocidade”, disse Ursula von der Leyen. acrescentando que “um esforço comum deve proteger-nos dos riscos sociais sistémicos e fomentar investimentos em sistemas de IA seguros e responsáveis.”

No último dia do encontro o grupo apresentou uma declaração final na qual afirma que o seu trabalho, no que respeita a IA, será garantir o “desenvolvimento, implantação e utilização responsável da IA”, protegendo os direitos, a transparência, a privacidade e a protecção de dados.

O grupo dos 20 concordou também em seguir com uma “abordagem regulamentar/governamental e pró-inovação” que maximize os benefícios da IA, mas que tenha em conta os riscos associados a essa tecnologia.

O posicionamento do G20 sobre a inteligência artificial surge um mês antes da cimeira mundial sobre a IA, a ser realizada de 1 a 2 de Novembro deste ano no Reino Unido, onde deverão também estar os líderes do G7 e também líderes tecnológicos como Sam Altman, CEO da OpenAI, Satya Nadella, CEO da Microsoft, Dario Amodei, CEO da Anthropic e Demis Hassabis, CEO da DeepMind.

 

Partilhar artigo:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media