Huawei vai melhorar infraestruturas tecnológicas do subsistema do ensino superior

A HUAWEI, maior fornecedor mundial de equipamentos de telecomunicações, e o Ministério de Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) assinaram ontem (09) um memorando de entendimento que visa capacitar professores no ramo das TIC e melhorar as condições tecnológicas das instituições do ensino superior.

De acordo com uma nota enviada ao Portal de T.I, a Ministra do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria do Rosário Bragança Sambo, garantiu que o memorando de entendimento tem grande importância para o MESCTI, dado que o objectivo principal desta cooperação é permitir a melhoria do nível de capacitação humana e das infraestruturas do subsistema do ensino superior.

“Este memorando de entendimento privilegia em grande medida a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, não só a nível da formação de docentes e funcionários do ministério mas também no que toca ao apetrechamento de instituições de ensino com oferta formativa no domínio das tecnologias de informação e comunicação“, adiantou a ministra.

Para o CEO da Huawei, Edric Chu, a assinatura deste memorando permite acompanhar o desenvolvimento da transformação digital do MESCTI, melhorar as infra-estruturas tecnológicas do ministério e implementar toda a capacidade tecnológica e de formação que a Huawei possui no domínio das TIC para o bem-estar da sociedade angolana.

new_cognito

O líder da gigante tecnológica sublinhou que “o mercado angolano é dos primeiros em África em que a Huawei entrou”. Uma presença que data de 1998 e com projectos em marcha. Edric Chu avançou que a empresa “está a construir um parque tecnológico em Talatona onde haverá três pólos principais: um centro de formação para parceiros e clientes, que vai formar engenheiros de TIC; um centro de inovação para entidades púbicas, privadas e ministérios; e um centro de experiência para trazer as tecnologias mais novas e avançadas ao mercado angolano.” Enquanto parceiro estratégico, a Huawei investiu USD 60 milhões na construção deste Centro de Inovação e Formação que deverá ser concluído em 2022 e beneficiar mais de 500 estudantes.

Durante os quase 20 anos de presença em Angola, a Huawei tem prestado serviços nas áreas de sistemas e equipamentos tecnológicos para os sectores público e privado, reafirmando o seu compromisso com a modernização e desenvolvimento do sector das telecomunicações. O objectivo da multinacional tem sido o de acelerar a sua inserção na economia do conhecimento, tirando proveito das infraestruturas tecnológicas existentes, que colocam Angola na posição de se tornar um hub regional de tecnologias de informação e comunicações.

A Huawei é o maior fornecedor mundial de equipamentos de telecomunicações e o segundo maior fabricante de smartphones. A multinacional está posicionada no índice Fortune Global 500, entre as 60 empresas mais rentáveis do mundo.

 

new_cognito

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal clicando aqui !!!

Partilhar artigo:

Tags:

Versao3 - Cópia

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media