O Instituto de Modernização Administrativa (IMA) e o Instituto Tony Blair firmaram hoje, em Luanda, um memorando que estabelece o apoio da organização britânica à agenda de transição digital na administração pública em Angola.
Segundo o director geral do IMA, Meick Afonso, a parceria abrange a capacitação de quadros angolanos e a realização de estudos para a transformação digital de sectores-chave, como a Unidade de Monitorização e Acompanhamento dos Projectos do Executivo (UMAPE), que foi criada com o apoio do Instituto Tony Blair.
A assistência, continuou o director geral, não inclui engajamento financeiro e vai durar até 2027, tendo como áreas de incidência a gestão e o monitoramento dos projectos de diferentes sectores.
O memorando foi assinado pelo director geral Meick Afonso e pelo director regional do Instituto Tony Blair para a África, Daniel Oseaga, à margem do 4º Fórum IMA realizado hoje na cidade capital.
A edição número quatro do Fórum IMA reuniu diversos especialistas nacionais e estrangeiros, entre os quais o especialista em transformação digital do Instituto Tony Blair, Athaman Ali, e a directora de geopolíticas do Instituto Tony Blair, Melanie Greason, que falaram sobre como a inteligência artificial e o uso correcto dos dados pode influenciar a construção de um ecossistema digital.
Para o director geral do Instituto de Modernização Administrativa, é necessário continuar a trabalhar para a modernização e inter-operacionalidade da administração pública, de modo a beneficiar o cidadão e as empresas, simplificando procedimentos e economizando tempo na prestação do serviço público.
Meick Afonso defende assim que o conjunto de informações produzidas pelos distintos ministérios, depois de cruzadas, devem permitir o conhecimento do estado dos projectos para facilitar a tomada de decisões e introduzir eventuais correcções. Neste sentido, o responsável reafirmou o compromisso de continuar a promover a cooperação entre instituições, a interacção entre os diversos sectores e quebrar resistências à modernização.