149
O Instituto de Modernização Administrativa (IMA) de Angola e a e-Governance Academy da Estónia assinaram nesta quarta-feira (22) um memorando de entendimento que visa reforçar a cooperação bilateral entre os dois Estados em matéria de governação electrónica, incluindo a instalação de uma academia de governação digital em Angola, para formar e a capacitar quadros angolanos em matérias de tecnologias digitais.
Segundo o director geral do Instituto de Modernização Administrativa (IMA), “a Academia do Governo Digital visa, efectivamente, trabalhar na componente humana, na realização de estudos para a promoção da governação electrónica, bem como na estruturação de programas de capacitação para cidadãos e para empresas. Portanto, reveste-se de grande importância a implementação de uma academia com esse objectivo”.
Meick Afonso fez ainda saber que a parceria entre o IMA e a e-Governance Academy da Estónia é uma continuidade das acções previstas no memorando de entendimento assinado entre os dois governos em Abril de 2023, com o objectivo de implementar soluções de governação electrónica em Angola.
A assinatura deste memorando de entendimento foi um dos pontos mais altos da agenda da delegação angolana, chefiada pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida, que está desde segunda-feira (20) no Estado Báltico para o cumprimento de uma agenda de cinco dias.
Além do ministro de Estado e do director geral do IMA, integram também a delegação angolana o secretário do Presidente da República para a Reforma do Estado, Pedro Fiete, e quadros do Ministério das Relações Exteriores e da Casa Civil do Presidente da República.