João Lourenço pede mais investimento americano no sector tecnológico africano

João Lourenço pede forte investimento americano no sector tecnológico africano
A intenção foi expressa pelo Chefe de Estado durante o discurso de abertura da 16ª Cimeira Empresarial EUA-África, que decorre de 6 a 9 de Maio em Dallas, no Texas, considerada pelo Presidente angolano como uma oportunidade para se fazer uma reflexão sobre as oportunidades de negócios e as perspectivas entre os EUA e o continente africano.
 
Durante a sua intervenção, João Lourenço referiu que seria oportuno ver o investimento privado directo dos EUA na exploração e transformação local dos minerais críticos para a produção de baterias de veículos eléctricos e chips em plena era da inteligência artificial.
 
“Neste momento em que muito se fala da necessidade da gradual transição energética para se salvar o planeta Terra do efeito de estufa e suas já muito visíveis consequências, gostaríamos de ver o investimento privado directo americano na exploração e transformação, de preferência local, dos minerais críticos abundantes em África, para a produção de baterias para os carros eléctricos, dos painéis solares, dos semicondutores e chips nesta era do crescimento exponencial da inteligência artificial”, disse.
 
O Presidente falou também da importância das infra-estruturas de comunicação e informação através de satélites, cabos submarinos, redes de fibra óptica e torres repetidoras para a telefonia móvel e expansão do sinal de Internet, enquanto ferramentas vitais para o mais rápido desenvolvimento de África.
 
A 16ª Cimeira Empresarial EUA-África, segundo João Lourenço, ocorre num contexto em que os EUA, com o seu desenvolvimento industrial e capacidade de inovação tecnológica, e a África com os seus recursos naturais, população jovem e mercado em expansão, se posicionam como parceiros incontornáveis para enfrentar os grandes desafios da segurança alimentar, energética, defesa do ambiente, do comércio internacional e da economia global.

Partilhar artigo:

Somos um portal de notícias, voltado às tecnologias de informação e inovação tecnológica. Informamos com Rigor, Objectividade e Imparcialidade. Primamos pela qualidade, oferecendo aos nossos leitores, a inclusão tecnológica e a literacia digital

+(244) 930747817

info@pti.ao | redaccao@pti.ao

Mais Lidas

Últimos Artigos

Desenvolvido Por SP Media